Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/76009

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMacedo, Hortênciapor
dc.contributor.authorMartins, Ana Paula Louçãopor
dc.date.accessioned2022-02-16T10:10:53Z-
dc.date.available2022-02-16T10:10:53Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationMacedo, H. S. & Martins, A.P.L. (2016). Alunos com Deficiência: Um Estudo sobre o perfil dos professores quanto à aceitação da Inclusão.In E. Mendes et al. (Org.), Atas do VII Congresso Brasileiro de Educação Especial, disponível em https://proceedings.galoa.com.br/cbee7/trabalhos/alunoscomdeficienciaumestudosobreoperfildosprofessoresquantoaaceitacaodainclusaopor
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/76009-
dc.description.abstractEste trabalho é resultado de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo conhecer as atitudes dos professores face à inclusão de alunos com deficiência em turmas do Ensino Médio. Envolveu 245 professores, de 15 Escolas Estaduais de Manaus/Am, identificando variáveis que distinguem a postura dos profissionais perante a inclusão analisando o resultado em 5 dimensões: I) Inclusão e Aceitação; II) Impacto da Inclusão; III) Inclusão e Modalidades de Atendimento; IV) Inclusão segundo o tipo de deficiência; V) Impacto da inclusão na vida dos alunos com e sem deficiência. Os dados foram coletados por meio de questionário e analisados através da estatística descritiva e inferencial. Pelos resultados, concluímos que há concordância entre os professores quanto aos benefícios da inclusão, porem, consideram que o benefício aumenta à medida que a severidade da deficiência dos alunos diminui. Um grupo de professores acredita que poderão acontecer algumas modificações na prática pedagógica a partir da influência que a inclusão exerce dentro do espaço escolar, no entanto, mais de ¼ dos professores inqueridos ainda apresenta posição contrária à inclusão quando a sua função de professor é envolvida nas relações de causa e efeito da inclusão. A formação em Educação Especial, diferencia os professores no que diz respeito a aceitação à inclusão escolar, portanto, a Formação Continuada, entre outros aspectos, é um ponto indispensável na organização de sistemas educacionais inclusivos.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação-Inclusivapor
dc.subjectDeficiênciapor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectPerspectivaspor
dc.subjectNecessidades educativas especiaispor
dc.subjectBrasilpor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectProfissionaispor
dc.subjectAlunos com deficiênciapor
dc.titleAlunos com deficiência: um estudo sobre o perfil dos professores quanto à aceitação da Inclusãopor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://callforpapers.galoa.com.br/br/system/files/realm/cbee7/submissions/submission-49343-388939-field_submission_fulltext_file1.pdfpor
oaire.citationConferenceDate1 - 4 Nov. 2016por
sdum.event.titleVII Congresso Brasileiro de Educação Especialpor
sdum.event.typecongresspor
oaire.citationConferencePlaceBrasilpor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.conferencePublicationAtas do VII Congresso Brasileiro de Educação Especialpor
dc.subject.odsEducação de qualidadepor
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
galoa-proceedings--cbee7-49343-alunos-com-defic.pdf195,48 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID