Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/76063

TítuloModelo de acesso às ideias prévias das crianças acerca dos microrganismos
Autor(es)Mafra, Paulo
Carvalho, Graça Simões de
Lima, Nelson
Palavras-chaveModelos Concetuais
Educação em Ciências
Ensino Básico
Data2021
EditoraUniversitat Politècnica de València
CitaçãoMafra, P., Carvalho, G.S. &Lima, N. (2021). Modelo de acesso às ideias prévias das crianças acerca dos microrganismos. In: F.J. Garrigós-Simón, S.E. Miguel, J.O.M. Andrés & Y. Narangajavana (Eds.) INNODOCT/21 - International Conference on Innovation, Documentation and Education. Livro de Atas. Valencia: Universitat Politècnica de València. p. 789-794.
Resumo(s)A deteção das conceções alternativas que as crianças trazem para a sala de aula é de crucial importância quando pretendemos intervir no sentido da mudança concetual. Existem várias estratégias para detetar essas ideias prévias, desviadas da realidade e do conhecimento científico, e que podem constituir obstáculos à aprendizagem. O desenho é uma estratégia que se revela muito eficaz pois permite às crianças exteriorizarem os seus modelos mentais de uma forma mais fácil que a expressão escrita. Vários autores têm identificado ideias cientificamente incorretas sobre os microrganismos, não só em crianças nos primeiros anos de escolaridade mas também em ciclos de ensino mais avançados. Assim, os microrganismos são muitas vezes imaginados como animais minúsculos e, em muitos casos, com características antropomorfizadas, com cabeça, expressões faciais e membros. De um modo geral, as crianças consideram os microrganismos como seres vivos minúsculos e tendem a relacioná-los com espécies animais que lhes são familiares e com conotação negativa. Se estas ideias prévias não forem combatidas nos primeiros anos de escolaridade, poderão tornar-se resistentes à mudança e dificultarem mais tarde as aprendizagens de temáticas relacionadas com os benefícios dos microrganismos e a compreensão do seu importante papel nos ecossistemas e na biotecnologia. Neste estudo apresentase uma proposta de modelo de deteção de conceções alternativas acerca dos microrganismos através da utilização do desenho. Analisaram-se desenhos de 187 crianças que finalizaram o 1.º Ciclo do Ensino Básico e, através de uma categorização a posteriori, surgiu um modelo centrado nas categorias “forma” (real, antropomórfica, animal, outras) e "conotação” (positiva, negativa, sem conotação). Assim, obtivemos um modelo de análise que pode servir de ferramenta de elevada importância, contribuindo para o conhecimento do professor acerca das ideias prévias dos alunos aquando da lecionação de conteúdos relacionados e que lhe permita avançar, de forma eficaz, com estratégias promotoras da mudança concetual.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/76063
ISBN978-84-9048-365-7
DOI10.4995/INN2021.2021.14026
Versão da editorahttp://ocs.editorial.upv.es/index.php/INNODOCT/INN2021/paper/viewFile/14026/6534
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
INNODOCT-2021_ModeloMicrob.pdf2,76 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID