Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/76156

TítuloCrise e restruturação de modelos de negocios jornalistícos na Espanha
Outro(s) título(s)Crisis and restructuring of journalistic business models in Spain
Crisis y reestructuración de los modelos de negocio periodísticos en España
Autor(es)Capoano, Edson
Editor(es)Capoano, Edson
Palavras-chaveInovação
Empreendedorismo
Jornalismo
Valor
DataFev-2022
EditoraAtena Editora
CitaçãoCapoano, E. (2022). Crise e restruturação de modelos de negocios jornalistícos na Espanha. In E. Capoano (Ed.), Como se banca o jornalismo? Modelos, tendências e reflexões sobre financiamento de mídia (pp. 105-132). Atena Editora.
Resumo(s)A internet gerou crise e reestruturação do setor de jornalismo, o que obrigou empreendimentos a inovarem em seus negócios. Este artigo analisa dois casos na Espanha que figuram com destaque em rankings de inovação de jornalismo de seus países. Utiliza-se a metodologia qualitativa de estudo de casos e aplicação de questionário semiestruturado a jornalistas de tais veículos, segundo conceitos de inovação e jornalismo empreendedor. Como resultados, entende-se que a maior inovação das iniciativas está na proposta de valor e nas narrativas jornalísticas, semelhante em ambas iniciativas: mediar dados públicos ou fragmentados ou inacessíveis a nichos da sociedade.
Internet generó crisis y reestructuración del sector periodístico, lo que obligó a las empresas a innovar en sus negocios. Este artículo analiza dos casos en España que ocupan un lugar destacado en los rankings de innovación periodística de sus países. Se utiliza la metodología cualitativa de estudios de casos y aplicación de un cuestionario semiestructurado a periodistas de dichos vehículos, según conceptos de innovación y periodismo emprendedor. Como resultado, se entiende que la mayor innovación de las iniciativas está en la propuesta de valor y en las narrativas periodísticas, similares en ambas iniciativas: mediar datos públicos o fragmentados o inaccesibles a nichos de la sociedad.
The internet generated crisis and restructuring of the journalism sector, which forced enterprises to innovate in their businesses. This article analyzes two cases in Spain that feature prominently in their countries' journalism innovation rankings. The qualitative methodology of case studies and application of a semi-structured questionnaire to journalists from such vehicles are used, according to concepts of innovation and entrepreneurial journalism. As a result, it is understood that the greatest innovation of the initiatives is in the value proposition and in the journalistic narratives, similar in both initiatives: mediating public or fragmented data or inaccessible to niches of society.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/76156
ISBN978-65-5983-928-5
DOI10.22533/at.ed.28522160212
Versão da editorahttps://www.atenaeditora.com.br/post-ebook/4857
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CapEbook_CriseRestruturacaoModelosNegociosJornalisticosEspanha_10.22533 at.ed.28522160212.pdfCrise Restruturação Modelos Negocios Jornalisticos Espanha Capítulo do E-book "Como se banca o jornalismo?"12,91 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID