Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/7767

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBottentuit Junior, João Batista-
dc.contributor.authorCoutinho, Clara Pereira-
dc.date.accessioned2008-04-04T13:56:49Z-
dc.date.available2008-04-04T13:56:49Z-
dc.date.issued2008-02-21-
dc.identifier.citationCOLÓQUIO DA AFIRSE, Lisboa, Portugal, 2008 – “Tutoria e mediação em educação : novos desafios à investigação educacional : actas”. [Lisboa : AFIRSE, 2008].eng
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/7767-
dc.description.abstractComo os ambientes virtuais de aprendizagem nem sempre estão disponíveis tanto no que toca a questão tecnológica bem como a questão do custo, os tutores em cursos de e-learning podem contar com uma série de ferramentas da Web 2.0 para enriquecer as suas práticas pedagógicas e promover actividades como seja: o trabalho cooperativo e colaborativo, o estimulo à escrita, a maior facilidade de armazenamento de dados, a criação de páginas online, a criação de comunidades de pessoas interessadas num determinado assunto, entre muitas outras. A maior vantagem na utilização destas ferramentas é que são gratuitas e permitem que o conhecimento trabalhado e produzido nestes cursos seja aberto a toda a comunidade académica, visto que na maioria dos ambientes virtuais de aprendizagem o acesso é feito por meio de utilizador e senha. As ferramentas da web 2.0 podem servir como complemento, ou mesmo em substituição já que são de fácil utilização e não necessitam de instalação e manutenção constantes. Pensando nesta problemática desenvolvemos esta comunicação que permitirá que os tutores de cursos na modalidade do e-learning tornem os seus cursos mais ricos e dinâmicos com a utilização de ferramentas da Web 2.0. Começamos assim por introduzir o conceito de tutoria, suas actividades e importância nos cursos de e-learning; apresentamos depois o conceito de web 2.0, seu potencial pedagógico bem como as ferramentas que favorecem o enriquecimento das aulas tanto na modalidade presencial como em formação a distância.eng
dc.description.sponsorshipCIED, Universidade do Minho.eng
dc.language.isoporeng
dc.rightsopenAccesseng
dc.subjecte-learningeng
dc.subjectTutoriaeng
dc.subjectWeb 2.0eng
dc.subjectInterneteng
dc.subjectTutorateng
dc.titleAs ferramentas da web 2.0 no apoio à tutoria na formação em e-learningeng
dc.typeconferencePapereng
dc.peerreviewedyeseng
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Afirse 2008.pdf180,25 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID