Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77744

TítuloA robótica educativa e as crianças do 1º ciclo do ensino básico
Outro(s) título(s)Educational robotics and children of the primary school
Autor(es)Figueiredo, Daniela Paes
Orientador(es)Osório, António José
Palavras-chaveRobótica educativa
Ensino básico
Ensino-Aprendizagem
1º Ciclo
Educational robotics
Basic education
Teaching-learning
Primary school
Data2022
Resumo(s)A Dissertação do Mestrado em Ciências da Educação com especialização em Tecnologia Educativa que apresento, teve como objetivo geral, analisar qual o contributo da robótica no processo de apropriação das competências e técnicas de leitura, escrita e desenvolvimento da linguagem verbal e não verbal do educando no 1º Ciclo do Ensino Básico. Foi proposto entender em quais aspectos que a robótica difere das tradicionais formas de ensinar e aprender e descrever quais habilidades comportamentais de colaboração, de construção de comunidades, criação de conteúdos, criatividade e escolhas de conduta podem ser desenvolvidas pelos alunos com as práticas envolvendo a robótica educativa. Assim, apresento a robótica educativa como mais uma ferramenta possível de ser utilizada na educação com os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento acima mencionados. A investigação foi realizada em uma escola pública, onde os sujeitos da investigação foram 21 (vinte e um) alunos e 3 (três) professores que atuavam diretamente com estes alunos. Para o efeito, a investigação realizada, teve uma abordagem qualitativa com um design de estudo de caso como principal suporte referencial ao desenho dos instrumentos de recolha de dados. Este estudo produziu dados que foram coletados e analisados a partir de uma checklist de desenvolvimento e observações. De acordo com os resultados deste estudo, posso afirmar que as crianças podem evoluir e aprimorar os seus conceitos de leitura e escrita bem como podem desenvolver-se positivamente na sua linguagem verbal e não verbal com o auxílio da robótica educativa.
The Master's Dissertation in Educational Sciences with a specialization in Educational Technology which I present, had the general objective of analysing the contribution of robotics in the process of appropriation of skills and techniques of reading, writing and development of the student's verbal and non-verbal language in the primary school. It was proposed to understand in which aspects robotics differs from traditional ways of teaching and learning and to describe which behavioral skills of collaboration, community building, content creation, creativity and conduct choices can be developed by students with practices involving robotics educational. The investigation was carried out in a public school. The study involved 21 (twenty-one) students and 3 (three) teachers who worked directly with these students. Therefore, the conducted research had a qualitative approach with a case study design as the main referential support for the selection of the best tools for data collection. This study produced data that were collected and analysed using a development checklist and observations. According to the results of this study, I can say that children can evolve and improve their concepts of reading and writing as well as they can develop positively in their verbal and non-verbal language with the help of educational robotics.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77744
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TESE_DANIELA+PAES+FIGUEIREDO.pdf4,24 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID