Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77768

TítuloNotícia de uma escola protestante em Lisboa na década de 1860 - um subsídio para a biografia de Helena Rought (1802-1883)
Autor(es)Afonso, José António
Palavras-chaveJuventude
Protestantismo
Protagonismo docente
Data2021
EditoraUICLAP
Resumo(s)Na década de 1860, foi criada uma escola, em Lisboa, por uma protestante, Helena Roughton. Este acontecimento é o pretexto para ensaiarmos uma reflexão sobre o protagonismo de uma pioneira na disseminação dos princípios e práticas do cristianismo reformado. Num Portugal ultramontano tal circunstância afigurou-se como melindrosa para o regime, mas, em simultâneo, foi um detonador do pluralismo religioso, e, consequentemente, um indelével contributo para a secularização da sociedade. De Helena Roughton, pode-se ainda reter o denodo com que procurou criar uma consciência cívica, transversal aos diversos atores acatólicos, como garante da justiça e equidade sociais, que ultrapassando as querelas eclesiológicas fosse indutora de um compromisso religioso moderno.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77768
ISBN978-65-00-33662-7
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Capítulos de Livros / Book chapters

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Noticia de uma escola protestante em Lisboa na decada de 1860.pdf305,9 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID