Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/77941
Título: | "Pontes que educam": a promoção da competência social em contexto educativo |
Outro(s) título(s): | “Learning bridges”: the promotion of social competence in an educational context |
Autor(es): | Cerqueira, Mariana Cristóvão |
Orientador(es): | Carvalho, Maria de Lurdes Dias de |
Palavras-chave: | Competência social Ensino online de emergência Estratégias Online emergency learning Social competence Strategies |
Data: | 24-Fev-2021 |
Resumo(s): | O relatório aqui apresentado tem como tema Pontes que educam: A promoção da competência
social em contexto educativo e foi elaborado no seguimento da unidade curricular Prática de Ensino
Supervisionada I e II, inscrita no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino
Básico. Este trabalho sustenta-se na investigação desenvolvida a partir da intervenção em dois
contextos educativos: um grupo de educação pré-escolar com crianças de 5 anos e uma turma do 3º
ano do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Com base na intervenção realizada, foi sentida a necessidade de desenvolver uma investigação
que tivesse como objetivo compreender qual o espaço que deve existir para a promoção da
competência social em contexto escolar e de que forma pode essa promoção ser feita. Este foi o ponto
de partida para a elaboração do presente relatório, com o qual se procura identificar os aspetos mais
relevantes a ter em conta para um desenvolvimento eficaz da competência social e listar algumas
estratégias e propostas que podem contribuir para esse trabalho, analisando o potencial das mesmas.
Além disto, uma parte deste relatório é ainda dedicada à compreensão das implicações do ensino
online de emergência, imposto pela Pandemia da Covid-19 e a forma como a promoção da
competência social pode ser mantida nesta modalidade de ensino.
A investigação apresentada neste trabalho seguiu alguns princípios da Metodologia da
Investigação-Ação. The following report was elaborated under the subject of Supervised Teaching Practice I and II as part of the Master Degree in Preschool Education and Teaching in the 1st Cycle of Basic Education and sets its main theme on the following subject: “Learning bridges: The promotion of social competence in an educational context”. This essay was developed under a research conducted on an intervention in two different educational contexts: a pre-school education class with children of 5 years and with a class of 3rd year of the 1st Cycle of Basic Education. From the interventions above, a research was developed aiming to understand what space should exist for the promotion of social competence in an educational context and how this can be achieved. This was the starting point for this report which concretely seeks to identify the most relevant aspects to be considered for an effective development of social competence and to list some strategies and proposals that can contribute to this essay by analysing their potential. Furthermore, part of this report is dedicated to understanding the implications of Online Emergency Learning, forced by the Covid-19 Pandemic, and how the promotion of social competence can be maintained in this modality of education. The research presented in this essay has followed some principles of the Action Research. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/77941 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Mariana Cristovao Cerqueira.pdf | 6,84 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons