Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/78231

TítuloDemocracia e participação das crianças na escola: a experiência de Donyets
Outro(s) título(s)Democracy and child participation in the school: the experience of Donyets
Democrácia y participación de lós niños em la escuela: la experiencia de Donyets
Autor(es)Santos, Francine de Brito
Orientador(es)Sarmento, Manuel Jacinto
Palavras-chaveCrianças
Democracia
Participação
Escola
Reich
Children
Democracy
Participation
School
Niños
Participación
Escuela
Data2021
Resumo(s)Wilhelm Reich é conhecido por ter percorrido várias áreas de estudo durante sua carreira científica, da medicina à psicanálise, das ciências sociais à física. No fim de sua vida, Reich reservou especial atenção ao estudo das crianças, considerando que no desenvolvimento da infância saudável estava a única chance de real transformação social. Ao defender temas como a capacidade de autorregulação das crianças, a educação livre e o trato respeitoso e não violento para com crianças e jovens, Reich se aproxima de discussões correntes na disciplina da Sociologia da Infância, como os direitos das crianças e como garanti-los, a construção de novas relações entre adultos e crianças e a efetivação da democracia no espaço escolar. Acreditando ser benéfico para ambas as áreas de estudo o estabelecimento de um diálogo entre elas, a presente dissertação buscou edificar esta ponte a partir da instituição escolar, por ser esta a instituição da infância por excelência em nossa época. Neste sentido, o objetivo geral do presente trabalho delineou-se na intenção de vivenciar e descrever a experiência da escola livre de inspiração reichiana “Els Donyets”, em Valéncia, na Espanha, investigando a efetivação da participação infantil, o funcionamento da gestão democrática que esta escola propõe favorecer e o cotidiano da escola e seus componentes a partir do arcabouço teórico oferecido pela sociologia da infância e pela teoria reichiana. Optou-se por lançar mão de uma metodologia compósita, de caráter interpretativo, conciliando a etnografia com o uso de metodologias visuais, nomeadamente fotografias, que permitam, o melhor possível, realizar o propósito primário da pesquisa, ou seja, conhecer em profundidade a experiência da escola infantil “Els Donyets”, a partir da convivência no espaço e com as pessoas que o compõem. Procuramos deixar claro que nunca foi pretensão esgotar, neste trabalho, todo o universo de temas de pesquisa que Donyets inspira a investigar. Acredita-se ter sido possível atingir os objetivos propostos nesta pesquisa ao dar a conhecer a experiência de Donyets. Tanto dos alicerces teóricos que a sustentam, e sua proximidade e possibilidade de diálogo com teorias e conceitos do campo da Sociologia da Infância, com as quais dificilmente compartilham espaços, quanto em retratar o dia a dia e dar ideia da ética que governa o espaço, presente em cada relação.
Wilhelm Reich is known for having covered several areas of study during his scientific career, from medicine to psychoanalysis, from social sciences to physics. At the end of his life, Reich paid special attention to the study of children, considering that the development of a healthy childhood was the only chance for real social transformation. In defending themes such as the capacity for self-regulation of children, education with freedom and respectful and non-violent treatment of children and young people, Reich approaches current discussions in the discipline of Sociology of Childhood, such as children's rights and how to guarantee them, the construction of new relationships between adults and children and the effectiveness of democracy in the school space. Believing that it is beneficial for both areas of study to establish a dialogue between them, the present dissertation sought to build this bridge from the institution os school, as this is the institution of childhood par excellence in our time. In this sense, the general objective of the present work was outlined in the intention of experiencing and describing the experience of the free school of Reichian inspiration “Els Donyets”, in Valéncia, Spain, investigating the effectiveness of child participation, the functioning of democratic management that this school proposes to favor and the daily life of the school and its components based on the theoretical framework offered by the sociology of childhood and by the Reichian theory. We opted to use a composite methodology, with an interpretive feature, reconciling ethnography with the use of visual methodologies, namely photographs, which allow, as best as possible, to achieve the primary purpose of the research, that is, to get to know, as deep as possible, the experience of the “Els Donyets” free school, from living together in the space and with the people who compose it. It is clear that it was never intended to exhaust, through this work, all the universe of research themes that Donyets inspires to investigate. Nonetheless, it is believed that it was possible to achieve the objectives proposed in this research by making known the Donyets experience, the theoretical foundations that support it, and its proximity and possibility of dialogue with theories and concepts in the field of Sociology of Childhood.
Wilhelm Reich es conocido por haber cubierto varias áreas de estudio durante su carrera científica, desde la medicina hasta el psicoanálisis, desde las ciencias sociales hasta la física. Al final de su vida, Reich prestó especial atención al estudio de los niños, considerando que el desarrollo de una infancia saludable era la única posibilidad para una verdadera transformación social. En la defensa de temas como la capacidad de autorregulación de los niños, la educación libre y el trato respetuoso y no violento de los niños y jóvenes, Reich aborda discusiones actuales de la disciplina de Sociología de la Infancia, como los derechos del niño y cómo garantizarlos, la construcción de nuevas relaciones entre adultos y niños y la efectividad de la democracia en el espacio escolar. Creyendo que es beneficioso para ambas áreas de estudio establecer un diálogo entre ellas, la presente tesis buscó construir este puente desde la institución escolar, por ser ésta la institución de la infancia por excelencia en nuestro tiempo. En este sentido, el objetivo general de este trabajo se planteó en la intención de experimentar y describir la experiencia de la escuela libre de inspiración reichiana “Els Donyets”, en Valéncia, España, investigando la efectividad de la participación infantil, el funcionamiento de la gestión democrática que esta escuela se propone favorecer y la vida cotidiana de la escuela y sus componentes a partir del marco teórico que ofrece la sociología de la infancia y la teoría reichiana. Se optó por utilizar una metodología compuesta, con carácter interpretativo, conciliando la etnografía con el uso de metodologías visuales, es decir fotografías, que permitan, de la mejor manera posible, lograr el propósito investigación primaria, es decir, conocer en profundidad la experiencia de la escuela infantil “Els Donyets”, desde la convivencia en el espacio y con las personas que lo componen. Está claro que nunca se pretendió agotar, a través de este trabajo, todo el universo de temas de investigación que Donyets inspira a investigar. Se cree que fue posible lograr los objetivos propuestos en esta investigación dando a conocer la experiencia de Donyets, tanto de los fundamentos teóricos que la sustentan, como su cercanía y posibilidad de diálogo con teorías y conceptos en el campo de la Sociología de la Infancia, con los que apenas comparten espacios, así como en retratar la vida cotidiana y dar una idea de las éticas que rigen el espacio, presente en cada relación.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Sociologia da Infância e Direitos da Criança)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/78231
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Francine de Brito Santos.pdf8,23 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID