Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/78484

TítuloO grip de caixa: implementação de estratégias para o desenvolvimento técnico do percussionista. Um estudo com alunos do 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico
Outro(s) título(s)The snare drum grip: implementation of strategies for the technical development of the percussionist. A research with students from 1st grade to 9th grade
Autor(es)Martinho, Beatriz Gonçalves
Orientador(es)Aroso, Nuno
Palavras-chaveCaixa
Desenvolvimento técnico
Grip
Percussão
Técnica de caixa
Percussion
Snare drum
Snare drum technique
Technical development
Data12-Nov-2021
Resumo(s)O presente Relatório de Estágio foi desenvolvido no âmbito do projeto de estágio da Prática Pedagógica Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho, tendo sido realizado no Conservatório de Música do Porto. A investigação teve como principais objetivos relevar a importância da correção do grip nas baquetas de caixa e, ainda, reunir diversas estratégias para a sua melhor aprendizagem. Desta forma, a problemática do presente projeto de intervenção pedagógica centrou-se na seguinte estratégia implementada: a inclusão de um acessório de controlo do grip nas baquetas de caixa, colocado na zona da sua pega. Partindo do princípio de que a técnica é uma componente essencial no desenvolvimento do instrumentista, pode dizer-se que uma aprendizagem menos eficiente na fase inicial dos estudos, pode causar limitações futuras de difícil debelação. Da mesma forma, para que se possa evitar um conjunto de lesões associadas aos movimentos repetidos, é crucial que os alunos aprendam a técnica correta dos instrumentos desde um estádio inicial e, sendo possível, de uma forma simples e interativa. No caso da implementação do acessório de controlo do grip nas baquetas, o principal objetivo seria compreender qual o seu impacto na técnica dos alunos no curto espaço de tempo de implementação do projeto. Através dos dados recolhidos no questionário aplicado a professores de Percussão, foi possível aferir que a maioria dos docentes afirma que, com a utilização do acessório de auxílio nas baquetas de caixa, poderá existir um impacto positivo na técnica de caixa dos alunos. No que diz respeito aos dados recolhidos nos questionários destinados os alunos, foi possível aferir que estes revelaram melhorias com a adição do acessório, tanto no grip como também no movimento da baqueta e, consequentemente, do resultado final da performance.
The present Internship Report was developed in the context of the Supervised Pedagogical Practice internship project of the Master’s Degree in Music Education of University of Minho, and it was held at Music Conservatory of Porto. The main objectives of the research were to emphasize the importance of the grip correction in the snare drumsticks and also to gather several strategies for its better learning. Therefore, the issue of this pedagogical intervention project was focused on the following implemented strategy: the inclusion of a grip control accessory in the drumsticks, placed in the grip area. Assuming that technique is an essential component in the development of the instrumentalist, it can be stated that a less efficient learning at the initial phase of studies can cause future limitations difficult to overcome. Likewise, in order to avoid a number of injuries associated with repeated movements, it is crucial that students learn the correct technique of the instruments form an early stage and, if possible, in a simple and interactive way. In the case of the implementation of the grip control accessory on the drumsticks, the main objective would be to understand what impact it would have on the students’ technique in the short timeframe of the project’s implementation. Through the data collected in the questionnaire applied to percussion pedagogues, it was possible to appraise that most teachers say that, with the use of the helpful accessory for the drumsticks, there may be a positive impact on the technique of the students. The data collected from the student questionnaires, allowed us to assess that students improved when using the accessory, both in the grip and in the movement of the drumstick as, consequently, in the final result of the performance.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/78484
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
ELACH - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Beatriz Gonçalves Martinho.pdf13,44 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID