Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/78623

TítuloA participação das crianças como fator central para a construção da autonomia
Outro(s) título(s)Children's participation as a central factor for the construction of autonomy
Autor(es)Carvalho, Lara Pinto
Orientador(es)Sarmento, Teresa
Palavras-chaveParticipação ativa
Autonomia
Crianças
Interações
Active participation
Autonomy
Kids
Interactions
Data17-Fev-2022
Resumo(s)Este estudo, intitulado “A participação das crianças como fator central para a construção da autonomia”, foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, e apresenta uma investigação que se fundamentou no desenvolvimento de um projeto de investigação e intervenção pedagógica em dois contextos educativos de diferentes níveis de educação básica, sendo o primeiro grupo constituído por 15 crianças com cerca de 3 anos de idade e o segundo formado por 27 crianças com idades compreendidas entre os 8 e os 10 anos. A temática do projeto desenvolvido e previamente referida surge da observação participante realizada nas duas realidades educativas, e posterior reflexão a partir das quais foi possível verificar a importância de se valorizar a participação ativa das crianças para o desenvolvimento da sua autonomia. Neste seguimento, as estratégias metodológicas implementadas apresentam uma abordagem ao exercício da cidadania infantil, à aprendizagem construtivista e à Metodologia de Trabalho de Projeto, pois acredita-se que estas promovem a participação ativa da criança e a perspetivam como um sujeito de direitos e agente do processo educativo. Efetivamente, a partir das mesmas, pretendeu-se criar momentos de construção do conhecimento em que as crianças pudessem envolver-se ativamente, implicando para isso que fossem ouvidas, ou seja, exprimissem livremente as suas opiniões e interesses, proporcionando interações positivas entre todos os elementos de um determinado grupo, e consequentemente, o progresso da autonomia. Na verdade, assumiu-se como principal finalidade, o crescimento global e harmonioso da criança, a aquisição e o domínio de vários saberes e ainda o desenvolvimento de valores, atitudes e práticas que contribuíssem para a formação de cidadãos conscientes e participativos na sociedade democrática. A metodologia de investigação-ação fundamentou e guiou todo o processo de investigação e intervenção do presente projeto, surgindo vários ciclos de planificação, ação, observação e reflexão, essenciais para a melhoria da ação pedagógica como também para a reconstrução dos saberes e atitudes de um profissional de educação. Atendendo a este procedimento metodológico recorreu-se a um conjunto de estratégias e instrumentos de recolha de dados bastante importantes para a reflexão sistemática e o aprimoramento da prática de intervenção.
This study, entitled "Children's participation as a central factor for the construction of autonomy", was elaborated within the scope of the Internship of the Master's in Pre-School Education and Teaching of the First Cycle of Basic Education, and presents an investigation that based on the development of a research project and pedagogical intervention in two educational contexts of different levels of basic education, the first group consisting of 15 children aged around 3 years and the second consisting of 27 children aged between 8 and the 10 years. This is a project in which the theme explored and previously mentioned arises from participant observation carried out in the two educational realities, and subsequent reflection from which it was possible to verify the importance of valuing the active participation of children for the development of their autonomy. In this regard, the methodological strategies implemented present an approach to the exercise of child citizenship, constructivist learning and the Project Work Methodology, as it is believed that these promote the active participation of the child and see them as a subject of rights and an agent of educational process. Effectively, based on them, it was intended to create moments of knowledge construction in which children could be actively involved, implying that they were heard, that is, freely express their opinions and interests, providing positive interactions between all elements of a given group, and consequently, the progress of autonomy. In fact, the main purpose was assumed to be the child's global and harmonious growth, the acquisition and mastery of various types of knowledge, and also the development of values, attitudes and practices that would contribute to the formation of conscientious and participative citizens in a democratic society. The action-research methodology founded and guided the entire process of investigation and intervention of this project, emerging several cycles of planning, action, observation and reflection, essential for the improvement of pedagogical action as well as for the reconstruction of knowledge and attitudes of a education professional. In view of this methodological procedure, we resorted to a set of very important data collection strategies and instruments for systematic reflection and the improvement of intervention practice.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/78623
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Lara Pinto Carvalho.pdf7,78 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID