Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/79306
Título: | Práticas e percepções sobre comunicação de ciência: um estudo de caso na Universidade de Brasília |
Outro(s) título(s): | Practices and perceptions about science communication: a case study at the University of Brasília |
Autor(es): | Souza, Júlia Consentino |
Orientador(es): | Carvalho, Anabela |
Palavras-chave: | Comunicação de ciência Divulgação científica Comunicadores Pesquisadores Professores Universidade Universidade de Brasília Science communication Science dissemination Communication professionals Researchers Scientists Professors University University of Brasília |
Data: | 2-Mar-2022 |
Resumo(s): | As investigações científicas que as universidades produzem precisam ser divulgadas, o que compõe
relevante parte da comunicação de ciência. Gerar, compartilhar e divulgar pesquisas integram as
atividades cotidianas dessas instituições, além de ser estratégico para elas prosperarem na missão de
retribuir os investimentos financeiros que recebem, de alargar debates científicos na sociedade e de
consolidar suas imagens como importantes produtoras de conhecimento. A levar tais pressupostos em
consideração, é importante entender como os setores de comunicação dessas instituições estabelecem
o relacionamento com um público imprescindível: os pesquisadores. É fundamental compreender como
eles percebem e realizam comunicação de ciência e, como institucionalmente a universidade, por meio
de seu setor de comunicação, realiza as divulgações científicas e conduz o relacionamento com este
público interno. É com essa finalidade que o presente estudo de caso se desenvolve em relação à
Universidade de Brasília, sua Secretaria de Comunicação e os seus pesquisadores. Para sua consecução,
foi realizado o levantamento e análise das divulgações científicas online da UnB, assim como a aplicação
de questionário aos pesquisadores-docentes e posterior avaliação dos resultados. Com o cruzamento dos
dados obtidos e da observação participante, foi possível aferir condições que precisam ser criadas ou
desenvolvidas em prol de uma melhor comunicação de ciência, mais equilibrada, participativa, próxima
e efetiva em seus propósitos. Espera-se que os resultados encontrados possam contribuir para a
construção de um relacionamento mais produtivo entre comunicadores e pesquisadores em ambientes
organizacionais, auxiliar na valorização da comunicação de ciência como um todo e, especificamente,
nas universidades públicas brasileiras. The scientific research that universities produce need to be disseminated, which is a relevant part of science communication. Generating, sharing and disseminating research are part of the daily activities of these institutions; in addition, this is strategic for them to prosper in the mission of repaying the financial investments they receive, to broaden scientific debates in society and consolidate their images as important producers of knowledge. If one takes these assumptions into account, it is important to understand how the communication sectors of these institutions establish a relationship with an essential audience: the researchers. It is crucial to understand how they perceive and perform science communication, how universities, institutionally, through their communication sectors, implement science dissemination and manage the relationship with researchers. In order to examine how all this works out in a specific context, the present case study took place at the University of Brasília, more specifically focusing on its Communication Department and its researchers. The research presented here is based on analysis of the online science communication of the University of Brasilia, as well as on a survey to its researchers-professors and the subsequent evaluation of its results. Via the triangulation of those data and the author’s participant observation, it was possible to assess the conditions that need to be created or developed to promote more appropriate forms of science communication, that are more balanced, participatory, closer and effective in its purposes. This study hopes to contribute to the construction of a more productive relationship between communication professionals and researchers in organizational environments, assist in the valorization of science communication as a whole and, specifically, in Brazilian public universities. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (especialização em Investigação) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/79306 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations DCC - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Julia Consentino Souza.pdf | Dissertação de Mestrado | 2,46 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons