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TítuloO desafio da mudança: a promoção da saúde através do projeto nacional de educação pelos pares em pessoas em situação de sem-abrigo
Outro(s) título(s)The challenge of change: health promotion through the national peer education project in homeless people
Autor(es)Freitas, Beatriz
Oliveira, Catarina
Salazar, Eduarda
Gomes, Laura
Vilaça, Teresa
Barros, Duarte
Palavras-chaveras-chave: Pessoas em situação de sem-abrigo
Projeto Nacional de Educação pelos pares
Promoção na Saúde
Homeless people
Health promotion
The National Peer Education Project
Data2021
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)
CitaçãoFreitas, B., Oliveira, C., Salazar, E., Gomes, L., Vilaça, T., & Barros, D. (2021). O Desafio da Mudança: A Promoção da Saúde através do Projeto Nacional de Educação Pelos Pares em Pessoas em Situação de Sem-abrigo. In T. Vilaça & I.C. Viana (Orgs.). Formação, Mediação e Supervisão: Desafios, Desigualdades, Emergências e Respostas em tempos de Covid-19 (pp.54-72). Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança, Instituto de Educação, Universidade do Minho.
Resumo(s)As pessoas em situação de sem-abrigo podem ser caracterizadas como indivíduos sem residência própria ou em habitações precárias. Informar e consciencializar este público-alvo em relação à educação para a saúde tem sido um desafio urgente, mais importante ainda quando enfrentamos a pandemia provocada pela Covid-19. Neste contexto, o Projeto Nacional de Educação pelo Pares da Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a Sida” (FPCCSIDA) apresenta-se como uma mais-valia na aprendizagem e na partilha de conhecimentos, uma vez, que existe uma aproximação entre quem ensina e quem é ensinado. Assim, foi feito um diagnóstico de necessidades através de uma entrevista semiestruturada junto das pessoas em situação de sem-abrigo, onde foram identificados alguns problemas como a baixa autoestima, a relação difícil com a família, a falta de competências de comunicação, a violência, a dificuldade na resolução de conflitos, e algumas dependências tais como o álcool e consumo de drogas. Com base neste diagnóstico emergiu o seguinte problema de investigação e intervenção: Quais são as potencialidades do projeto nacional da educação pelos pares da FPCCSIDA para aumentar a autoestima, melhorar as competências interpessoais e prevenir o bullying e o consumo de substâncias psicoativas em pessoas em situação de sem-abrigo? Durante a intervenção os dados foram recolhidos através de diários de bordo e dos documentos recolhidos durante o projeto. Os resultados revelaram que apesar de terem sido poucas horas de formação (12 horas), houve uma melhoria nas competências de comunicação, respeito pelo outro, autoconfiança e no aumento da participação no projeto das pessoas em situação de sem-abrigo.
Homeless people can be characterized as individuals without their own residence or in precarious housing. Informing and raising awareness of this target audience in relation to health education has been an urgent challenge, even more important when facing the pandemic caused by Covid19. In this context, the National Peer Education Project of the Portuguese Foundation “The Community Against AIDS” (FPCCSIDA) presents itself as an asset in learning and sharing knowledge, since there is a rapprochement between those who teach and among those who are taught. Thus, a needs diagnosis was made through a semi-structured interview with homeless people, where some problems were highlighted, such as low self-esteem, difficult relationship with the family, lack of communication competences, violence, difficulties in resolving conflicts, and some addictions such as alcohol and drug use. Based on this diagnosis, the following research and intervention problem emerged: What are the potentials of the national peer education project of the FPCCSIDA to increase self-esteem, improve interpersonal skills and prevent bullying and the use of psychoactive substances in homeless people? During the intervention, data were collected through logbooks and documents collected during the project. The results revealed that although there were few training hours (12 hours) with this audience, there was an improvement in communication skills, respect for others, self-confidence and an increase in the participation of homeless people in the project.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/80068
ISBN978-972-8952-76-1
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
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Freitas, Oliveira, Salazar, Gomes, Vilaça, & Barros (2021)_capítulo.pdf. O Desafio da Mudança: A Promoção da Saúde através do Projeto Nacional de Educação Pelos Pares em Pessoas em Situação de Sem-abrigo735,98 kBAdobe PDFVer/Abrir

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