Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/80386
Título: | Falar bem para ler bem: investir no desenvolvimento da linguagem para prevenir o insucesso escolar e a exclusão social. |
Autor(es): | Monteiro, Carla Fernandes Viana, Fernanda Leopoldina |
Palavras-chave: | Linguagem oral Pobreza Linguagem escrita Estimulação |
Data: | 2022 |
Editora: | Fonema e Grafema |
Citação: | Monteiro, C. & Viana, F. L. (2022). Falar bem para ler bem: investir no desenvolvimento da linguagem para prevenir o insucesso escolar e a exclusão social. In V. W. Pereira, A. P. R. Scherer, R. Gabriel & R. Guaresi (Orgs.), Ensino e aprendizado da leitura e da escrita: Contribuições interdisciplinares (pp. 133-161). Vitória da Conquista BA: Editora Fonema e Grafema. |
Resumo(s): | Neste capítulo é abordada a relação entre a linguagem oral e a linguagem escrita mostrando que o desenvolvimento da linguagem oral influencia a aprendizagem da leitura e o desenvolvimento de literacia. Apresenta uma reflexão sobre a necessidade da promoção do desenvolvimento da linguagem oral das crianças antes do ensino formal, com especial ênfase na faixa etária de 0 a 3 anos e nas que se encontrem em situação de vulnerabilidade, através de um atendimento de qualidade e do apoio às famílias, a fim de prevenir o insucesso escolar e a exclusão social. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/80386 |
ISBN: | 978-65-00-43372-2 |
DOI: | 10.29327/560074 |
Versão da editora: | http://fonemaegrafema.com.br/detalhes.php?title=ensino-e-aprendizado-da-leitura-e-da-escrita:-contribuicoes-interdisciplinares |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Falar bem para ler bem.pdf | 1,17 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |