Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/80386

TítuloFalar bem para ler bem: investir no desenvolvimento da linguagem para prevenir o insucesso escolar e a exclusão social.
Autor(es)Monteiro, Carla Fernandes
Viana, Fernanda Leopoldina
Palavras-chaveLinguagem oral
Pobreza
Linguagem escrita
Estimulação
Data2022
EditoraFonema e Grafema
CitaçãoMonteiro, C. & Viana, F. L. (2022). Falar bem para ler bem: investir no desenvolvimento da linguagem para prevenir o insucesso escolar e a exclusão social. In V. W. Pereira, A. P. R. Scherer, R. Gabriel & R. Guaresi (Orgs.), Ensino e aprendizado da leitura e da escrita: Contribuições interdisciplinares (pp. 133-161). Vitória da Conquista BA: Editora Fonema e Grafema.
Resumo(s)Neste capítulo é abordada a relação entre a linguagem oral e a linguagem escrita mostrando que o desenvolvimento da linguagem oral influencia a aprendizagem da leitura e o desenvolvimento de literacia. Apresenta uma reflexão sobre a necessidade da promoção do desenvolvimento da linguagem oral das crianças antes do ensino formal, com especial ênfase na faixa etária de 0 a 3 anos e nas que se encontrem em situação de vulnerabilidade, através de um atendimento de qualidade e do apoio às famílias, a fim de prevenir o insucesso escolar e a exclusão social.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/80386
ISBN978-65-00-43372-2
DOI10.29327/560074
Versão da editorahttp://fonemaegrafema.com.br/detalhes.php?title=ensino-e-aprendizado-da-leitura-e-da-escrita:-contribuicoes-interdisciplinares
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Falar bem para ler bem.pdf1,17 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID