Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/80533

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Jorge Luiz dapor
dc.contributor.authorFigueiredo, Glória Lúcia Alves depor
dc.contributor.authorNascimento, Lilian Cristina Gomes dopor
dc.contributor.authorBeretta, Regina Célia de Souzapor
dc.contributor.authorRodrígues Fernandez, José Eugeniopor
dc.contributor.authorPereira, Beatrizpor
dc.date.accessioned2022-11-09T13:21:27Z-
dc.date.available2022-11-09T13:21:27Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSilva, J. L., Figueiredo, G. L. A., Nasciment, L. C. G., Beretta, R.C.S., Fernandez, J. E. R., Pereira, B. O. (2022), Bullying e Habilidades Sociais de Estudantes em Transição Escolar, Psico-USF, Bragança Paulista, 27(1), 17-29por
dc.identifier.issn1413-8271-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/80533-
dc.description.abstractNos períodos de transição escolar ocorre mais bullying. Um dos fatores associados pode ser a existência de déficits nas habilidades sociais dos estudantes. Assim, o objetivo deste estudo foi verificar possíveis diferenças nas habilidades sociais de estudantes envolvidos e não envolvidos em situações de bullying no período de transição escolar. Participaram 408 estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental, com média de idade de 11,3 anos (DP = 0,62). Os dados foram coletados mediante uma escala e um questionário, e avaliados estatisticamente por análises de variância (ANOVA). As vítimas-agressoras apresentaram as menores médias nas habilidades sociais e diferenciaram-se significativamente das vítimas, agressores e não envolvidos no bullying em relação às habilidades de empatia/civilidade, autocontrole e participação. Já os estudantes não envolvidos apresentaram as maiores médias nas habilidades sociais. Conclui-se que a melhoria das habilidades sociais dos estudantes em transição escolar pode ajudar a prevenir e/ou reduzir o bullying.por
dc.description.abstractBullying tends to occur more often during periods of school transition. One of the associate factors may be a deficit in students’ social skills. Thus, this study’s objective was to verify potential differences between the social skills of students involved and not involved in bullying during school transition. A total of 408 sixth-grade students, with a mean age of 11.3 years old (SD = 0.62), participated in this study. Data were collected using a scale and a questionnaire and statistically analyzed by Analysis of Variance (ANOVA). Victim-offenders had the lowest mean scores in social skills and differed significantly from victims, bullies, and those not involved in bullying concerning empathy/civility, self-control, and participation skills. On the other hand, students not involved in bullying showed the highest mean scores in social skills. We concluded that improving the students’ social skills in school transition might help prevent and/or reduce bullying.por
dc.description.abstractEm los períodos de transición escolar se produce más bullying. Uno de los factores asociados puede ser la existencia de déficits em las habilidades sociales de los estudiantes. Por lo tanto, el objetivo de este estudio fue verificar las posibles diferencias em las habilidades sociales de los estudiantes involucrados y no involucrados em situaciones de bullying em el período de transición escolar. Participaron 408 estudiantes del sexto año de la Educación Primaria, em em media de edad de 11,3 años (DS = 0,62). Los datos se recogieron mediante em escala y em cuestionario, y se analizaron por análisis de varianza (ANOVA). Las víctimas-agresoras presentaron las puntuaciones medias más bajas em las habilidades sociales y se diferenciaron significativamente de las víctimas, agresores y no involucrados em el bullying em relación a las habilidades de empatía/civilidad, autocontrol y participación. Por em lado, los estudiantes no involucrados mostraron las medias más altas em habilidades sociales. Se concluye que la mejora de las habilidades sociales de los estudiantes durante la transición escolar puede ayudar a prevenir y/o reducir el bullying.por
dc.description.sponsorshipEste trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito dos projetos do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com as referências UIDB/00317/2020 e UIDP/00317/2020.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de São Francisco. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologiapor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00317%2F2020/PTpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F00317%2F2020/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectBullyingpor
dc.subjectViolência escolarpor
dc.subjectHabilidades sociaispor
dc.subjectCompetência socialpor
dc.subjectSchool violencepor
dc.subjectSocial skillspor
dc.subjectSocial competencepor
dc.subjectViolencia escolarpor
dc.subjectHabilidades socialespor
dc.subjectCompetencia socialpor
dc.titleBullying e habilidades sociais de estudantes em transição escolarpor
dc.title.alternativeBullying and social skills of students in school transitionpor
dc.title.alternativeBullying y habilidades sociales de estudiantes en transición escolarpor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://dx.doi.org/10.1590/1413-82712022270102por
oaire.citationStartPage17por
oaire.citationEndPage29por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationVolume27por
dc.identifier.eissn2175-3563-
dc.identifier.doi10.1590/1413-82712022270102por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalPsico-USFpor
dc.subject.odsEducação de qualidadepor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO Bullying e Habilidades Sociais de Estudantes em Transição Escolar.pdfBullying e Habilidades Sociais de Estudantes em Transição Escolar282,67 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID