Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/80533

TítuloBullying e habilidades sociais de estudantes em transição escolar
Outro(s) título(s)Bullying and social skills of students in school transition
Bullying y habilidades sociales de estudiantes en transición escolar
Autor(es)Silva, Jorge Luiz da
Figueiredo, Glória Lúcia Alves de
Nascimento, Lilian Cristina Gomes do
Beretta, Regina Célia de Souza
Rodrígues Fernandez, José Eugenio
Pereira, Beatriz
Palavras-chaveBullying
Violência escolar
Habilidades sociais
Competência social
School violence
Social skills
Social competence
Violencia escolar
Habilidades sociales
Competencia social
Data2022
EditoraUniversidade de São Francisco. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
RevistaPsico-USF
CitaçãoSilva, J. L., Figueiredo, G. L. A., Nasciment, L. C. G., Beretta, R.C.S., Fernandez, J. E. R., Pereira, B. O. (2022), Bullying e Habilidades Sociais de Estudantes em Transição Escolar, Psico-USF, Bragança Paulista, 27(1), 17-29
Resumo(s)Nos períodos de transição escolar ocorre mais bullying. Um dos fatores associados pode ser a existência de déficits nas habilidades sociais dos estudantes. Assim, o objetivo deste estudo foi verificar possíveis diferenças nas habilidades sociais de estudantes envolvidos e não envolvidos em situações de bullying no período de transição escolar. Participaram 408 estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental, com média de idade de 11,3 anos (DP = 0,62). Os dados foram coletados mediante uma escala e um questionário, e avaliados estatisticamente por análises de variância (ANOVA). As vítimas-agressoras apresentaram as menores médias nas habilidades sociais e diferenciaram-se significativamente das vítimas, agressores e não envolvidos no bullying em relação às habilidades de empatia/civilidade, autocontrole e participação. Já os estudantes não envolvidos apresentaram as maiores médias nas habilidades sociais. Conclui-se que a melhoria das habilidades sociais dos estudantes em transição escolar pode ajudar a prevenir e/ou reduzir o bullying.
Bullying tends to occur more often during periods of school transition. One of the associate factors may be a deficit in students’ social skills. Thus, this study’s objective was to verify potential differences between the social skills of students involved and not involved in bullying during school transition. A total of 408 sixth-grade students, with a mean age of 11.3 years old (SD = 0.62), participated in this study. Data were collected using a scale and a questionnaire and statistically analyzed by Analysis of Variance (ANOVA). Victim-offenders had the lowest mean scores in social skills and differed significantly from victims, bullies, and those not involved in bullying concerning empathy/civility, self-control, and participation skills. On the other hand, students not involved in bullying showed the highest mean scores in social skills. We concluded that improving the students’ social skills in school transition might help prevent and/or reduce bullying.
Em los períodos de transición escolar se produce más bullying. Uno de los factores asociados puede ser la existencia de déficits em las habilidades sociales de los estudiantes. Por lo tanto, el objetivo de este estudio fue verificar las posibles diferencias em las habilidades sociales de los estudiantes involucrados y no involucrados em situaciones de bullying em el período de transición escolar. Participaron 408 estudiantes del sexto año de la Educación Primaria, em em media de edad de 11,3 años (DS = 0,62). Los datos se recogieron mediante em escala y em cuestionario, y se analizaron por análisis de varianza (ANOVA). Las víctimas-agresoras presentaron las puntuaciones medias más bajas em las habilidades sociales y se diferenciaron significativamente de las víctimas, agresores y no involucrados em el bullying em relación a las habilidades de empatía/civilidad, autocontrol y participación. Por em lado, los estudiantes no involucrados mostraron las medias más altas em habilidades sociales. Se concluye que la mejora de las habilidades sociales de los estudiantes durante la transición escolar puede ayudar a prevenir y/o reducir el bullying.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/80533
DOI10.1590/1413-82712022270102
ISSN1413-8271
e-ISSN2175-3563
Versão da editorahttp://dx.doi.org/10.1590/1413-82712022270102
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO Bullying e Habilidades Sociais de Estudantes em Transição Escolar.pdfBullying e Habilidades Sociais de Estudantes em Transição Escolar282,67 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID