Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/81541
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Ana Maria Costa e | por |
dc.contributor.author | Costa, Elisabete Pinto da | por |
dc.date.accessioned | 2023-01-05T10:23:37Z | - |
dc.date.available | 2023-01-05T10:23:37Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-21 | - |
dc.identifier.citation | Silva, A. M. C. e & Costa, E. P. (2022). Formação-Ação e Investigação em Mediação Intercultural: Uma Comunidade de Aprendizagem. In A. M. C. e Silva & E. P. Costa (eds.) Mediação Intercultural: Formação, Ação e Reflexão. (pp. 177-216). UMinho Editora/Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade. https://doi.org/10.21814/uminho.ed.63.10 | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-8974-80-8 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/81541 | - |
dc.description.abstract | [Excerto] A práxis da mediação desenvolve-se através de um processo em que a formação e a ação dos mediadores se retroalimentam e aprofundam progressivamente. Esta constatação alicerça-se nas experiências em que temos participado no âmbito de projetos internacionais e locais e nos testemunhos de muitos mediadores, nomeadamente interculturais. A formação especializada dos mediadores é essencial à realização da sua ação, à construção de um perfil profissional específico e sólido, diferenciado e complementar de outros profissionais. Para agir responsavelmente, os mediadores interculturais precisam conhecer o significado da mediação e da mediação intercultural, a sua natureza, os seus fundamentos e princípios e os procedimentos metodológicos e éticos que lhe são específicos. Este conhecimento teórico-metodológico e ético, sendo fundamental, é insuficiente quando distanciado ou abstraído da ação. Porém, também a ação dos mediadores deve ser sustentada neste conhecimento. À práxis da mediação são essenciais conhecimento e ação, ambos fortalecidos mutuamente através da formação-aprendizagem e da (auto)supervisão. Este texto documenta uma experiência de formação-ação-investigação em mediação intercultural concretizada através da constituição e desenvolvimento de uma comunidade de aprendizagem. | por |
dc.description.sponsorship | Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UIDB/00736/2020 (financiamento base) e UIDP/00736/2020 (financiamento programático). | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | UMinho Editora | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) | - |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00736%2F2020/PT | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F00736%2F2020/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | Comunidade de Aprendizagem | por |
dc.subject | Investigação-Ação | por |
dc.subject | Formação de Mediadores | por |
dc.subject | Mediação | por |
dc.title | Formação-ação e investigação em mediação intercultural: uma comunidade de aprendizagem | por |
dc.type | bookPart | por |
dc.relation.publisherversion | https://ebooks.uminho.pt/index.php/uminho/catalog/book/63 | por |
oaire.citationStartPage | 177 | por |
oaire.citationEndPage | 216 | por |
dc.identifier.doi | 10.21814/uminho.ed.63.10 | por |
dc.identifier.eisbn | 978-989-8974-81-5 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.bookTitle | Mediação intercultural: formação, ação e reflexão | por |
oaire.citationEdition | 1 | por |
oaire.version | VoR | por |
dc.subject.ods | Parcerias para a implementação dos objetivos | por |
Aparece nas coleções: | CECS - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters UMinho Editora - Capítulos de livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Silva & Costa_ Comunidade de Aprendizagem.pdf | 3,16 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons