Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/81987
Título: | A comunicação estratégica territorial e o sentido de pertença dos comerciantes locais: o caso Shop In Porto |
Outro(s) título(s): | Territorial strategic communication and the local traders sense of belonging: the case of Shop In Porto |
Autor(es): | Silva, Carla Raquel Teixeira da |
Orientador(es): | Duarte Melo, Ana |
Palavras-chave: | Comércio local Comunicação estratégica territorial Porto Sentido de pertença Shop In Porto Local traders Territorial strategic communication Sense of belonging |
Data: | 17-Jun-2022 |
Resumo(s): | O presente relatório tem por base o questionamento sobre o papel da comunicação
estratégica no sentido de pertença dos comerciantes locais aos territórios. Esta problemática emergiu
do estágio curricular realizado na Agência de Comunicação Bazooka, mais precisamente, da
colaboração com o projeto Shop in Porto.
Na era da globalização, os territórios necessitam de um posicionamento sólido, com base em
características diferenciadoras. Neste sentido, os comerciantes locais, pelo seu impacto económico e
pelo papel que desempenham na construção e manutenção das identidades territoriais, surgem como
elementos potencialmente diferenciadores dos territórios. A relação estabelecida entre os comerciantes
locais e os territórios pode ser caracterizada por várias dimensões, entre elas, o sentido de pertença,
que tem sido dificultado pela facilidade de movimentação de bens, informações e pessoas, tal como
pela liquidez das relações. Neste âmbito, a comunicação estratégica territorial surge como uma
ferramenta necessária para fomentar o sentido de pertença dos indivíduos aos territórios. Tendo em
consideração este contexto, o presente trabalho visa dar resposta à seguinte pergunta: Qual o impacto
das campanhas publicitárias da Shop In Porto no sentido de pertença dos comerciantes locais à
cidade do Porto?
Para atingir este objetivo, foram entrevistados 23 comerciantes locais comunicados pela Shop
In Porto, dois membros do Pelouro da Economia, Turismo e Comércio da Câmara Municipal do Porto
(CMP) e um membro da Agência de Comunicação Bazooka.
Os principais resultados reforçam o facto de os comerciantes locais constituírem elementos
diferenciadores da cidade do Porto. Estes comerciantes sentem-se pertencentes à cidade e
apresentam um vínculo com a mesma, que ultrapassa a esfera profissional. Apesar disso, a aplicação
Shop In Porto e a sua respetiva comunicação parecem não ter contribuído de forma relevante para a
promoção do sentido de pertença dos mesmos, devido a um conjunto de fragilidades operacionais
identificadas.
Os resultados deste estudo, assim como a experiência de estágio relatada, corroboram, quer a
importância da existência de profissionais de comunicação nos mais diversos contextos, quer a
importância da criação de planos de comunicação que englobem de forma integrada a comunicação
interna e externa e que apresentem uma sólida estruturação durante todo o processo, desde o briefing
até à recolha de feedback. This report is based on the questioning of the role of strategic communication in the sense of belonging of local traders to the territories. This issue emerged from the internship at the Bazooka communication agency, more precisely, from the collaboration with the Shop in Porto project. In the era of globalization, territories need a solid positioning, based on differentiating characteristics. In this sense, local traders, due to their economic impact and the role they play in building and maintaining territorial identities, appear as potentially differentiating elements of the territories. The relationship established between local traders and territories can be characterized by several dimensions, among them, the sense of belonging. However, despite its importance, the sense of belonging to territories has been hindered by the ease of movement of products, information, and people, as well as by the liquidity of relationships. In this context, territorial strategic communication emerges as a necessary tool to foster the sense of belonging of individuals to territories. Taking into account this context, this paper aims to answer the following research question: What is the impact of Shop In Porto advertising campaigns on the sense of belonging of local traders to the city of Porto? To achieve this goal, 23 local traders involved in Shop In Porto communication, two members of the Economy, Tourism and Commerce Department of the Porto City Hall (CMP), and one communication expert at Bazooka communication agency were interviewed. The main results reinforce the fact that local traders are differentiating elements of the city of Porto. These traders feel they belong to the city and have a bond with it that goes beyond the professional sphere. Nevertheless, the Shop In Porto application and its communication does not seem to have contributed in a relevant way to the promotion of their sense of belonging, due to a set of identified opertational fragilities. Furthermore, the results of this study, as well as the internship experience, corroborate both the importance of the existence of communication professionals in the most diverse contexts and the importance of creating communication plans that encompass internal and external communication in an integrated way and that present a solid structure throughout the wole process from briefing to feedback collection. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (especialização em Publicidade e Relações-públicas) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/81987 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Carla Raquel Teixeira da Silva.pdf | 1,69 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons