Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/83036

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVilarinho, Emíliapor
dc.contributor.authorSouza, Gislene Cabral depor
dc.date.accessioned2023-03-06T13:18:51Z-
dc.date.available2023-03-06T13:18:51Z-
dc.date.issued2023-01-16-
dc.date.submitted2023-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/83036-
dc.descriptionTese de doutoramento em Estudos da Criança (especialidade da Infância, Cultura e Sociedade)por
dc.description.abstractEsta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Doutoramento em Estudos da Criança, especialidade Infância, Cultura e Sociedade da Universidade do Minho e teve como objetivo geral compreender as concepções de violência que as crianças constroem, por meio das relações que estabelecem na escola infantil com outras crianças e com o(s) professor(es). Pesquisar a criança e seus contextos de vida, a partir da sua voz, permite ao pesquisador conhecer um universo diferente do mundo adulto e reconhecer outros sentidos atribuídos a ações e momentos vividos nos quotidianos infantis. Para alcançar o objetivo traçado foi desenvolvida uma pesquisa de natureza qualitativa, cujo método foi o estudo de caso de natureza etnográfica, alicerçado na observação participante e em técnicas visuais. Justificamos o desenvolvimento do presente trabalho pela importância em discutir sociologicamente as vivências no ambiente escolar, concebendo as crianças como sujeitos ativos de direitos e promovendo mudanças no procedimento e desenvolvimento de pesquisas em que elas sejam ouvidas e compreendidas que permitam compreender a criança no seu contexto cultural, enquanto ser ativo e participante da sociedade em que se encontra inserida. Este estudo discute sobre a violência na escola infantil, partindo da ação das crianças e de elementos teóricos que refletiram a violência na contemporaneidade, os aspetos sociais da violência que influenciam a vida familiar e escolar das crianças e as ocorrências em uma escola brasileira e trouxe elementos para o aprofundamento das discussões sobre as brincadeiras ludoagressivas e as ações de bullying na escola. Alicerçados no desenvolvimento de nossa pesquisa com dados primários foi possível alcançarmos nossos objetivos, sendo que primeiramente, ao responder ao objetivo geral do estudo compreendemos que as concepções de violência construídas pelas crianças, têm relação com a experiência e convivência familiar, bem como, com as relações na escola. Os dados recolhidos, junto às crianças da Escola Municipal de Educação Básica Professora Dulcineia Cascão Barbosa, permitiram concluir que as crianças da pesquisa, utilizam a representatividade dos super-heróis para a demonstração de força e luta pelo poder, buscando o domínio do outro, com representação de heróis como Wolverine, Homem de Ferro e Hulk não como sujeitos bons que buscam cuidar das pessoas e salvar o mundo, mas, como seres superiores que evocam seus poderes para dominar, bater, machucar ou matar. Concluímos que em suas vivências cotidianas, as crianças criam situações de “lutinhas” em que os heróis demonstram força e empoderamento, o que origina brincadeiras ludoagressivas, com ações de bater, xingar, dominar, desprezar e maltratar seus pares, sendo que o ambiente da escola torna-se o reflexo de suas vivências no ambiente familiar e social. Inclusive nas atividades e nas narrativas das crianças foram trazidas as situações de mãe matando alguém na internet; pai batendo na criança ou até na mãe, além de outras ações violentas, que são representadas na escola a partir do brincar ludoagressivo e do desafeto e desamor, enquanto elementos dificultadores da harmonização das relações e da pacificação do ambiente escolar em nome de um aprender significativo e de um vivenciar afetivo e harmonioso.por
dc.description.abstractThis research was developed within the scope of the PhD in Child Studies, specialty Childhood, Culture and Society at the University of Minho and had as its general objective to understand the conceptions of violence that children construct, through the relationships they establish at the infant school with other children and with the teacher(s). Researching children and their life contexts, based on their voices, allows the researcher to get to know a universe that is different from the adult world and to recognize other meanings attributed to actions and moments experienced in children's daily lives. To achieve the outlined objective, a qualitative research was developed, whose method was the case study of an ethnographic nature, based on participant observation and visual techniques. We justify the development of this work by the importance of sociological discussions about the experiences in the school environment, conceiving children as active subjects of rights and promoting changes in the procedure and development of research in which they are heard and understood, allowing us to understand the child in its cultural context, as an active being and participant of the society in which it is inserted. This study discusses violence in children's schools, based on children's actions and theoretical elements that reflected on violence in contemporary times, the social aspects of violence that influence children's family and school life and the occurrences in a Brazilian school and brought elements to deepen the discussions about ludoaggressive games and bullying actions at school. Based on the development of our research with primary data we were able to achieve our goals, and firstly, by answering the general objective of the study we understood that the conceptions of violence built by children are related to the experience and family life, as well as with the relationships at school. The data collected from the children of the Escola Municipal de Educação Básica Professora Dulcineia Cascão Barbosa allowed us to conclude that the children in the research use the representation of superheroes to show strength and fight for power, seeking to dominate the other, with the representation of heroes such as Wolverine, Iron Man and Hulk not as good subjects that seek to take care of people and save the world, but as superior beings that evoke their powers to dominate, hit, hurt or kill. We conclude that in their daily experiences, children create situations of "fights" in which the heroes show strength and empowerment, which originates ludoaggressive games, with actions of hitting, cursing, dominating, despising and mistreating their peers, and the school environment becomes a reflection of their experiences in the family and social environment. Even in the activities and in the children's narratives, situations of the mother killing someone on the internet, the father hitting the child or even the mother, besides other violent actions, were brought up, which are represented at school from the ludoaggressive play and from the disaffection and lack of love, as elements that hinder the harmonization of relationships and the pacification of the school environment on behalf of a meaningful learning and an affective and harmonious experience.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectBrincadeiras ludoagressivaspor
dc.subjectConcepções de violência das criançaspor
dc.subjectEducação Infantilpor
dc.subjectEtnografia com criançaspor
dc.subjectVivências de agressividade e de violênciapor
dc.subjectLudoagressive gamespor
dc.subjectConceptions of violence of childrenpor
dc.subjectEarly childhood educationpor
dc.subjectEthnography with childrenpor
dc.subjectExperiences of aggressiveness and violencepor
dc.titleVivências de agressividade e de violência: o que dizem crianças de uma escola infantil?por
dc.title.alternativeExperiences of aggressiveness and violence: what do children from a kindergarten say?por
dc.typedoctoralThesiseng
dc.identifier.tid101561636por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.gradeBom com distinçãopor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Gislene Cabral de Souza.pdfTese de doutoramento7,26 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID