Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/83199

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlves, Maria Palmirapor
dc.contributor.authorSantos, Alice Rodrigues dospor
dc.date.accessioned2023-03-14T10:02:26Z-
dc.date.available2023-03-14T10:02:26Z-
dc.date.issued2022-11-03-
dc.date.submitted2022-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/83199-
dc.descriptionTese de doutoramento em Ciências da Educação (especialidade de Desenvolvimento Curricular)por
dc.description.abstractO principal objetivo do estudo foi o de investigar as perspetivas de estudantes do 1º ciclo do Ensino Superior sobre o processo de formação e avaliação por e-portefólio, nomeadamente, compreender a importância da utilização do portefólio como dispositivo de formação e avaliação. O portefólio constitui um dispositivo de integração não só das várias experiências vividas pelo discente do Ensino Superior, como a reflexividade, a socialização e as aprendizagens que marcaram o seu percurso formativo, como também de avaliação das aprendizagens numa lógica formativa e formadora. Os intervenientes no estudo foram dezasseis estudantes, a frequentar uma Universidade pública, no 3º ano de uma licenciatura na área das Ciências Humanas e Sociais. A investigação, de natureza qualitativa, recorreu à observação não participante de aulas e a entrevistas estruturadas como instrumentos de recolha de dados. Os dados foram analisados com recurso à análise de conteúdo. Para a análise do discurso das entrevistas suportada pelo WebQda – Qualitative Data Analysis Software. Os resultados revelam que o portefólio é um dispositivo eficaz que auto e heteroavalia as aprendizagens, desenvolve a autonomia, a reflexividade, o espírito crítico, o processo de socialização, nomeadamente, ao colocar o estudante no centro do processo educativo. Estabelece ainda uma ligação entre a metacognição e a aquisição de habilidades. No entanto, este estudo não deve ocultar a necessidade de continuar os esforços de investigação e, em particular, a observação sobre o desenvolvimento de competências e sobre a definição das etapas ou níveis de desenvolvimento, que farão das avaliações educativas complexas, muito mais diagnósticas, mais formadoras em benefício da aprendizagem.por
dc.description.abstractThe main objective of the study was to investigate the perspectives of students in the 1st cycle of Higher Education on the training and assessment process using e-portfolio, namely, to understand the importance of using the portfolio as a training and assessment device. The portfolio constitutes a way of integrating, not only the various experiences lived by the Higher Education student, but also the reflexivity, socialization and learning that marked their training path. The entire process is based on the capacity for reflection and self-reflection and on the autonomy exercised by the student. The study includes students from a 3rd year class of the Human and Social Sciences and inventoried the challenges and potential that the implementation of the portfolio device posed to the practices of assessment of learning in Higher Education and proposes a reference for the elaboration of the portfolio in this level of education.The investigation, of a qualitative nature, used classroom observation and semi-structured interviews with relatively open questions, as data collection instruments. Data were analyzed using content analysis supported by WebQda – Qualitative Data Analysis Software. The results reveal that the portfolio is an effective device that self and hetero-evaluates learning, provides autonomy by inserting the student at the center of the educational process. It also establishes a link between metacognition and acquisition of skills. However, this study should not hide the need to continue research efforts and, in particular, the observation on the development of competences and also the definition of the stages - or levels of development - that will make complex educational assessments much more diagnostic, more formative for the benefit of learning.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectAuto e heteroavaliaçãopor
dc.subjectAutonomiapor
dc.subjectCogniçãopor
dc.subjectPortefóliopor
dc.subjectAutonomypor
dc.subjectCognitionpor
dc.subjectLearningpor
dc.subjectPortfoliopor
dc.subjectSelf-assessmentpor
dc.titleAvaliação das aprendizagens no ensino superior: o portefólio como dispositivo de auto e de heteroavaliaçãopor
dc.title.alternativeAssessment of learning in higher education: the portfolio as a device for self- and hetero-assessmentpor
dc.typedoctoralThesiseng
dc.identifier.tid101628056por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.gradeBom com distinçãopor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Alice Rodrigues dos Santos.pdfTese de doutoramento3,74 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID