Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/83252

TítuloTecnologias digitais e práticas flexíveis do currículo: um estudo de investigação-ação sobre a aplicação do modelo Flipped Classroom na aprendizagem dos alunos do ensino secundário
Outro(s) título(s)Digital technologies and flexible curriculum practices: an action research study on the application of the Flipped Classroom model in secondary school student learning
Autor(es)Ribeirinha, Teresa Armanda Alves
Orientador(es)Silva, Bento Duarte da
Lencastre, José Alberto
Palavras-chaveModelo Flipped Classroom
Tecnologias digitais
Investigação-ação
Ensino secundário
Aprendizagem híbrida
Aprendizagem online
Flipped Classroom Model
Digital technologies
Action research study
Secondary education
Blended learning
Online learning
Data17-Jan-2023
Resumo(s)A gestão autónoma e flexível do currículo releva o papel do professor enquanto agente de mudança, pela possibilidade de adotar práticas pedagógicas que promovam a qualidade das aprendizagens dos alunos. A literatura científica evidencia o potencial dos modelos pedagógicos que destacam o caráter social da aprendizagem, a mediação tecnológica e o protagonismo dos alunos. O Modelo Flipped Classroom (MFC) é um desses modelos, que ao integrar a tecnologia, desloca os conhecimentos factuais para ambientes virtuais, rentabilizando o tempo de aula para atividadesinterativas centradas no aluno. Esta tese, redigida na base de compilação de sete artigos científicos, apresenta os resultados da implementação do MFC, através de três ciclos de investigação-ação (um em contexto presencial e dois totalmente online, devido às contingências impostas pela pandemia COVID-19), numa turma do ensino secundário, na disciplina de Física e Química. Norteada pelos seguintes objetivos: averiguar em que medida o uso das tecnologias, através do MFC, sustenta a criação de estratégias pedagógicas que permitam aos alunos o controlo e responsabilização sobre a sua aprendizagem; avaliar o impacto das atividades do currículo na experiência de aprendizagem dos alunos nos diferentes contextos e analisar a influência do papel do professor na experiência de aprendizagem dos alunos nos diferentes contextos. Os resultados mostraram que a integração da tecnologia facilitou a reflexão prévia dos alunos sobre os conteúdos disponibilizados e possibilitou-lhes a ampliação dos conhecimentos adquiridos autonomamente através de experiências complementares, em cenários práticos, apoiadas pelos seus pares e pela professora, responsabilizando-os pela sua aprendizagem. As atividades implementadas promoveram o efetivo envolvimento do aluno e o desenvolvimento da sua autonomia e responsabilidade, o que se repercutiu na melhoria dos resultados de avaliação de conhecimentos. Além disso, a experiência de aprendizagem dos alunos no MFC foi condicionada pelo modo de atuação do professor, sendo os aspetos mais determinantes o design da proposta, as orientações e o feedback fornecido. Os resultados sugerem a necessidade de, no contexto online, se promover uma maior apropriação da tecnologia pelos alunos, otimizar a presença do professor e usar estratégias que fomentem a colaboração. Este estudo contribui para mostrar que independentemente do contexto (presencial ou totalmente online), as atividades implementadas segundo o MFC, promovem a qualidade das aprendizagens e o desenvolvimento de competências.
The autonomous and flexible management of the curriculum highlights the role of the teacher as an agent of change, due to the possibility of adopting pedagogical practices, which promote the quality of student learning. The scientific literature highlights the potential of pedagogical models, which highlight the social character of learning, technological mediation, and student protagonism. The Flipped Classroom Model (FCM) is one of these, because by integrating technology, it shifts the factual knowledge to virtual environments, optimizing class time for student-centered interactive activities. This thesis, written on the basis of the compilation of seven scientific articles, presents the results of the implementation of FCM, through three research-action cycles (one in a face-to face context and two fully online, due to the contingencies imposed by the Covid-19 pandemic), in a secondary school class in Physics and Chemistry. Guided by the following objectives: to investigate to what extent the use of technologies, through FCM, supports the creation of pedagogical strategies which allow students to control and take responsibility for their learning; assess the impact of curriculum activities on students' learning experience in different contexts and analyze the influence of the teacher's role on students' learning experience in different contexts. The results showed that the integration of technology facilitated the students' prior reflection on the available content and enabled them to expand the knowledge acquired autonomously through complementary experiences, in practical scenarios, supported by their peers and by the teacher, making them responsible for their learning activities. The learning activities implemented promoted effective student engagement and the development of their autonomy and responsibility, which had an impact on the improvement of the results of knowledge assessment. Moreover, the students' learning experience in the FCM was conditioned by the teacher's role, being the most decisive aspects the design of the learning proposal, the guidelines and the provided feedback. The results suggest the need, in an online context, to promote greater appropriation of technology in students, to optimize the teacher presence and to use strategies that encourage students' collaboration. This study help to show that, regardless of the context (face-to-face or fully online), the activities implemented according to the FCM, promote the quality of learning and the development of competences.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Ciências da Educação (especialidade em Tecnologia Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/83252
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Teresa Armanda Alves Ribeirinha.pdfTese de doutoramento17,05 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID