Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/85336
Título: | A literacia financeira entre os alunos do Ensino Superior |
Outro(s) título(s): | Financial literacy amongst University Education students |
Autor(es): | Sá, Jéssica Raquel Amorim Matos e |
Orientador(es): | Oliveira, Benilde Maria do Nascimento |
Palavras-chave: | Conhecimento financeiro Estudantes universitários Literacia financeira Financial knowledge Financial literacy University students |
Data: | 28-Jun-2023 |
Resumo(s): | Nos últimos anos, tem-se assistido à globalização dos mercados financeiros e a uma crescente
acessibilidade e complexidade dos produtos e mercados financeiros. Assim sendo, os indivíduos
necessitam de possuir conhecimentos financeiros sólidos, para que possam tomar decisões financeiras
informadas sobre as suas finanças pessoais e desta forma aumentar o seu bem-estar financeiro.
Dada a importância da literacia financeira para os indivíduos e para a sociedade como um todo, o
presente estudo tem como principal objetivo aferir o nível de literacia financeira de um grupo específico
da população portuguesa, os estudantes universitários, bem como perceber quais as variáveis
sociodemográficas que explicam o nível de literacia financeira encontrado. Adicionalmente, pretende-se
compreender a relação entre o nível de literacia financeira efetivo e percecionado, a experiência
financeira, aversão ao risco e atitudes face à poupança.
Tendo em vista a prossecução do objetivo deste estudo, optou-se por aplicar um inquérito por
questionário, dividido em 3 subsecções de acordo com a temática em estudo. Obteve-se uma amostra
composta por 690 inquiridos, sendo que a maioria se identifica com o sexo feminino (58.84%), possui
uma idade média que se situa entre os 17 e 24 e encontra-se a frequentar uma licenciatura ou mestrado.
Os resultados obtidos indicam que o nível de Literacia Financeira detido pelos estudantes foi de 77.22%,
o que indica que em média os alunos acertaram mais de metade das questões apresentadas. No que
respeita aos fatores sociodemográficos que contribuem para um nível mais elevado de literacia
financeira, destacam-se o género, ciclo de estudos, área de estudos e rendimento mensal líquido do
agregado. Por fim, conclui-se que o grau de aversão ao risco diminui com o nível de literacia financeira
detido pelo inquirido. Também se verificou que o nível de literacia financeira detido influencia
positivamente as atitudes perante a poupança, no entanto não se confirmou a existência de uma relação
entre o nível de literacia financeira efetivo e percecionado, como seria expectável. The last few years have seen the globalization of the financial markets and an increase in the accessibility and complexity of financial products and markets. Therefore, individuals need to have sound financial knowledge, so that they can make informed financial decisions about their personal finances and thus increase their financial well-being. Given the importance of financial literacy for individuals and for society as a whole, the main purpose of this study is to assess the level of financial literacy within a specific group of the Portuguese population: College students, as well as to understand which socio-demographic variables explain the level of financial literacy found. In addition, it aims to understand the relationship between the actual and perceived level of financial literacy, financial experience, risk aversion and attitudes towards savings. In order to pursue the main goal of this study, we chose to conduct a questionnaire survey, divided into 3 sub-sections, each according to the theme under investigation. The sample size is composed of 690 respondents, most of whom are female (58.84%), have an average age between 17 and 24 and are attending a bachelor's or master's degree. The results obtained indicate that the level of Financial Literacy held by students was of 77.22%, which indicates that, on average, students got more than half of the questions right. Regarding the socio-demographic factors: the respondent’s gender, study cycle, area of study and household net monthly income all seem to contribute to higher levels of financial literacy. Finally, we conclude that the degree of risk aversion decreases with the level of financial literacy held by the respondent. It was also found that the level of financial literacy positively influences attitudes towards saving, but the existence of a relationship between actual and perceived levels of financial literacy was not confirmed, as would be expected. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Finanças |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/85336 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EEG - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Jessica Raquel Amorim Matos e Sa.pdf | Dissertação de Mestrado | 760 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons