Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/85846

TítuloDefinição de objetivos nas empresas à luz da Economia Comportamental: “nudge” ou obstáculo? Estudo exploratório
Outro(s) título(s)Goals definition in companies from the viewpoint of Behavioral Economics: nudge or obstacle? Exploratory study
Autor(es)Magalhães, Joaquim Orlando Oliveira
Orientador(es)Valente, Marieta
Palavras-chaveEconomia Comportamental
Nudges
Objetivos
Produtividade
Trabalhadores
Behavioural Economics
Goals
Productivity
Workers
Data27-Jul-2023
Resumo(s)A Economia Comportamental, ciência que estuda a forma como os humanos tomam decisões, incorpora aspetos psicológicos, sociais, fisiológicos e neurológicos com intuito de aumentar o poder explicativo e preditivo da Economia. Apesar de ser uma disciplinada recente, a sua implementação tem-se expandido rapidamente para inúmeras áreas da vida humana. Esta dissertação foi desenvolvida com a meta de compreender como, através da utilização de nudges comportamentais, pode ser otimizada a produtividade dos trabalhadores de uma empresa/organização. Suportado numa revisão literária e na realização de duas entrevistas, foi implementado um questionário a trabalhadores por conta de outrem, residentes em Portugal, com o intuito de explorar como a definição de objetivos faz parte da cultura das entidades empregadoras e a perceção que os seus trabalhadores têm da mesma. Com base nos resultados obtidos, foram desenvolvidas sugestões para a aplicação de nudges comportamentais que podem ser implementados em qualquer empresa/organização com o intuito de melhorar a produtividade e satisfação de todos os colaboradores, resultando num aumento dos resultados da empresa.
Behavioural Economics, the science that studies how humans make decisions, incorporates psychological, social, physiological and neurological aspects in order to increase the explanatory and predictive power of Economics. Despite being a recent discipline, its implementation has rapidly expanded to countless areas of human life. This dissertation was developed with the aim of understanding how, through the use of behavioural nudges, the productivity of workers in a company/organization can be optimized. Supported by a literature review and two interviews, a questionnaire was implemented for employees residing in Portugal, with the aim of exploring how the definition of objectives is part of the culture of organizations and the perception that their workers have of them. Through the conclusions from the collected data, suggestions were developed for the application of behavioural nudges that can be implemented in any company/organization with the aim of improving the productivity and satisfaction of employees resulting in an increase in the company's performance.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Economia Industrial e da Empresa
URIhttps://hdl.handle.net/1822/85846
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Joaquim Orlando Oliveira Magalhaes.pdfDissertação de Mestrado1,5 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID