Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/86823

TítuloElectromagnetic behaviour in valves: study of hysteresis curves for conformity assessment
Outro(s) título(s)Comportamento eletromagnético em válvulas: estudo das curvas de histerese para avaliação da conformidade
Autor(es)Melo, Fábio Alexandre Amorim
Orientador(es)Nunes, Eusébio P.
Rodrigues, Cristina Maria Santos
Palavras-chaveAutomotive industry
Current hysteresis
EGR valve
FMEA
Quality
Indústria automóvel
Corrente de histereses
Válvula EGR
AMFE
Qualidade
Data12-Jun-2023
Resumo(s)The automotive industry is one of the most competitive branches of industry worldwide, due to its demand for a better product. The concept of quality and conformity is important to get an edge towards other competitors in the market, while continuous improvement is one of the keys to adapt and improve in an industry where lower production costs are as important as the innovation for new and better products. The present dissertation has the main goal of implementing a control to ensure quality conformity for EGR Valves, using its hysteresis in its operation, and its target is to identify non conform parts where its components have a mechanical defect that influences the functionality and specification of the product. Mechanical defects lead to either a variation in the current consumption or a higher current consumption of the motor, which is the component of the EGR valve responsible for the mechanical movement. These parts lead to quality costs associated with production line indicators as well as customer claims and warranties. This approach is supported by the FMEA methodology, working towards the continuous improvement of the production line and its products. The work presented was successfully implemented in an international automotive industry context, where the implementation of the control method was supported by the organisation and the results obtained were aligned with the expectations of this work of lowering quality and warranty complaints, lowering the first rejection rate, and increasing the total output of the production line.
A indústria automóvel é um dos ramos mais competitivos da indústria mundial, devido à sua demanda por um produto melhor. O conceito de qualidade e conformidade é importante para obter uma vantagem sobre os concorrentes no mercado, enquanto a melhoria contínua é uma das chaves para adaptar e melhorar numa indústria onde os baixos custos de produção são tão importantes como a inovação por novos e melhores produtos. A presente dissertação tem o principal objetivo de implementar um controlo para conformidade na qualidade de Válvulas EGR, usando a histerese na sua operação, e o alvo é identificar as peças não-conformes onde os seus componentes têm um defeito mecânico que influencia o funcionamento do produto. Defeitos mecânicos levam a uma variação no consumo de corrente ou a uma maior corrente de consumo por parte do motor, sendo este o componente responsável pelo movimento mecânico da válvula EGR. Estas peças levam a custos de qualidade associados com a linha de produção juntamente com reclamações e garantias dos clientes. A estratégia é suportada pela metodologia AMFE, trabalhando para a melhoria contínua da linha de produção e dos seus produtos. O presente trabalho foi implementado numa empresa multinacional da indústria automóvel, onde a implementação do método de controlo foi suportada pela organização e os resultados foram alinhados com as espectativas de reduzir as reclamações de qualidade e garantias, baixar a percentagem da primeira rejeição, e aumentar o volume total da linha de produção.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Engenharia e Gestão da Qualidade
URIhttps://hdl.handle.net/1822/86823
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

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