Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/87447

TítuloA teoria da multimodalidade e educação de infância em Portugal: transformação prática e aprendizagem profissional de uma educadora
Outro(s) título(s)The theory of multimodality and childhood education in Portugal: practical transformation and professional learning of an educator
Autor(es)Domingues, Ana Isabel de Azevedo
Pereira, Íris Susana
Palavras-chaveMultimodalidade
Multiletramentos
Educação da Infância
Aprendizagem profissional
Multimodality
Multi-spelling
Early childhood education
Professional learning
DataDez-2020
EditoraAssociação Brasileira de Alfabetização (ABAlf)
RevistaRevista Brasileira de Alfabetização
CitaçãoDomingues, A. I. de A. ., & Pereira, Íris S. P. . (2020). A TEORIA DA MULTIMODALIDADE E EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA EM PORTUGAL: TRANSFORMAÇÃO PRÁTICA E APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DE UMA EDUCADORA. Revista Brasileira De Alfabetização, (13), 26-45. https://doi.org/10.47249/rba2020455
Resumo(s)Neste artigo, apresentamos resultados preliminares de uma pesquisa-ação que visa contribuir para o entendimento da relevância da teoria da multimodalidade para a construção da pedagogia da infância. Começamos por problematizar a conceção do domínio da comunicação e expressão nos documentos reguladores da ação dos educadores de infância em Portugal, aí situando a realização de uma pesquisa-ação com a qual a primeira autora experimentou e investigou as possibilidades e condições da aplicabilidade da teoria da multimodalidade e inquiriu a sua própria construção de saberes profissionais através de um processo autossupervisivo. A análise do subconjunto de dados que apresentamos neste artigo, incidentes nas representações multimodais escolhidas por uma criança, recolhidos de forma naturalista e analisados usando a técnica da análise de conteúdo multimodal, apontam para a relevância de reconceptualizar o desenvolvimento da comunicação na educação de infância como abraçando o desenvolvimento de repertórios semióticos multimodais, e não exclusivamente dos modos oral e escrito da linguagem verbal. A análise evidencia também transformações fundamentais identificadas na teoria prática da educadora- investigadora e decorrentes da experimentação da teoria da multimodalidade. A principal conclusão do estudo é a da constatação empírica de que a teoria da multimodalidade se constitui como uma ferramenta teórica relevante para a construção da pedagogia da infância e para o desenvolvimento profissional dos educadores de infância.
In this article, we present preliminary results of an action research that aims to contribute to the understanding of the relevance of multimodality theory for the construction of childhood pedagogy. We begin by problematizing the design of the field of communication and expression in the regulatory documents of the action of childhood educators in Portugal, situating the performance of an action research with which the first author experimented and investigated the possibilities and conditions of the applicability of the theory of multimodality and inquired about her own construction Revista Brasileira de Alfabetização | ISSN: 2446-8584 | Número 13 - 2020 27 of professional knowledge through a self-supervised process. The analysis of the subset of data that we present in this article, incidents in the multimodal representations chosen by a child, collected in a naturalistic way and analyzed using the multimodal content analysis technique, to the relevance of reconceptualizing the development of communication in childhood education as embracing the development of multimodal semiotic repertoires, and not exclusively of the oral and written modes of verbal language. The analysis also evidences fundamental transformations identified in the practical theory of the educator-researcher and resulting from the experimentation of the theory of multimodality. The main conclusion of the study is the empirical finding that the theory of multimodality constitutes a relevant theoretical tool for the construction of childhood pedagogy and for the professional development of childhood educators.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/87447
DOI10.47249/rba2020455
e-ISSN2446-8584
Versão da editorahttps://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/455
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
455-Texto do Artigo-1616-1-10-20220712.pdf548,52 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID