Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/89099
Título: | Avaliação da linguagem em crianças com medida de acolhimento residencial na Região Norte |
Outro(s) título(s): | Language assessment in children in residential care in the Northern Region |
Autor(es): | Miranda, Sandra Cruz-Santos, Anabela |
Palavras-chave: | perturbações da linguagem avaliação linguagem acolhimento residencial language disorders assessment language residential care. |
Data: | Dez-2023 |
Resumo(s): | O desenvolvimento adequado da linguagem é reconhecido como sendo elementar para
que a criança desenvolva aprendizagens e competências sociais, emocionais e
comunicativas em contextos inclusivos. A finalidade deste estudo exploratório consistiu
em avaliar a linguagem de crianças de ambos os géneros, que frequentavam desde o
ensino pré-escolar ao 3º ciclo do ensino básico e que estivessem abrangidos pela medida
de acolhimento residencial. Os participantes a quem foi aplicada a Grelha de Observação
da Linguagem (GOL-E, 2ª Edição) de Sua-Kay e Santos (2014), distribuíram-se pela faixa
etária dos seis aos doze anos e habitavam na região norte de Portugal. A partir dos
resultados obtidos verificou-se que dos trinta e cinco participantes apenas três se
encontravam no Percentil 50 ou acima deste (os únicos em valores expectáveis para a sua
faixa etária). Constatou-se que a idade e o nível de escolaridade têm influência nos
resultados da avaliação da linguagem nas crianças avaliadas, nomeadamente nos Totais
da I estrutura semântica, da II estrutura morfológica, da III estrutura fonológica e
no total das estruturas da GOL-E. Se tivermos em consideração que os valores máximos
de avaliação da GOL-E se situam nas idades compreendidas entre os 9-10 anos,
observamos que estas onze crianças com faixa etária 11-12 se situavam bastante abaixo
do pretendido. Os participantes obtiveram resultados preocupantes, sendo o seu
desempenho inferior ao estabelecido nas normas do instrumento GOL-E. Este estudo
evidencia a situação crítica de alunos em idade pré-escolar e escolar com perturbações da
linguagem sem referenciação nem sinalização no sistema educativo. The adequate development of language is recognized as being elementary for children to develop social, emotional and communicative learning and skills in inclusive settings. The purpose of this exploratory study was to assess the language of children of both genders, from preschool to elementary school, who were in residential care. The participants to whom the Language Observation Grid (GOL-E, 2nd Edition) of Sua-Kay and Santos (2014) was applied were aged between six and twelve years old and lived in the northern region of Portugal. From the results obtained, it was found that of the thirtyfive participants, only three were at or above the 50th percentile (the only ones with expected values for their age group). It was found that age and schooling level have an influence on the results of the language evaluation in the children evaluated, namely in the Totals of the I - semantic structure, of the II - morphological structure, of the III - phonological structure and in the total of the structures of the GOL-E. If we take into consideration that the maximum values of the GOL-E evaluation are in the ages between 9-10 years, we observe that these eleven children with age range 11-12 were well below the intended. The participants achieved worrisome results, with their performance being below the standards set forth in the GOL-E instrument. This study highlights the critical situation of preschool and school age students with language disorders without referral or identification in the educational system. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/89099 |
Versão da editora: | https://ruc.udc.es/dspace/handle/2183/34553 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Miranda & Cruz-Santos 2023.pdf | 952,77 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons