Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/89335
Título: | Infâncias “prolongadas”: a educação física e o desenvolvimento de jovens no Instituto Federal de Educação do Espírito Santo – um resgate da formação integral |
Outro(s) título(s): | “Prolonged” childhoods: physical education and the development of young people at the Federal Institute of Education of Espírito Santo - a rescue of integral training |
Autor(es): | Lucas, Bianca Bissoli |
Orientador(es): | Cunha, António Camilo Almeida, Felipe Quintão de |
Palavras-chave: | Educação Física PROEJA Prática pedagógica Educação integral Physical Education Pedagogical practice Integral education |
Data: | 26-Fev-2024 |
Resumo(s): | O Programa Nacional de Integração a Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de
Jovens e Adultos (PROEJA) foi formalizado pelo Decreto n.º 5.478/2005 e posteriormente, alterado pelo
Decreto n.º 5.849/2006. A oferta do PROEJA passou a ser obrigatória nas Instituições Federais de
Educação e ampliou a possibilidade da Educação de Jovens e Adultos. Neste contexto, emerge a presente
pesquisa, cujo objetivo principal é compreender como se caracteriza a práxis da componente curricular
Educação Física ofertada no PROEJA em um campus do Instituto Federal de Educação. Este estudo
caracteriza-se como uma pesquisa de enfoque qualitativo de natureza etnográfica, partindo da
observação e do contato direto do pesquisador com o objeto de estudo, utilizando-se de técnicas que
envolveram observações diretas, registros de diário de campo, entrevistas, aplicação de questionários e
análise de documentos institucionais. Os resultados da pesquisa apontam que: a) o PROEJA no Instituto
pesquisado vive questões marcadas pela discriminação sofrida pelos jovens e adultos que retornam ao
estudo, opondo-se à concomitante busca e defesa de uma educação que contribua com o resgate da
dignidade; b) revelaram tensões existentes entre os professores de Educação Física e os Coordenadores
pertencentes ao projeto de formação do PROEJA, o que nos indica que as relações com a comunidade
escolar constitui-se num espaço de relações onde o poder e o prestígio exercem influência no
desenvolvimento do currículo; c) os dados quantitativos apontaram para uma experiência positiva dos
estudantes com a Educação Física, que se iniciou na experiência escolar anterior, e que resultou em
aprendizagens coincidentes nas diferentes vivências escolares, centradas principalmente na prática
desportiva, preservação da saúde e outros desmembramentos, como o trabalho em equipe; d)
predominância de docentes que concluíram seu curso de graduação antes da década de 1990, ou seja,
uma formação de caráter instrumental e biológico, centrada nas práticas desportivas, corpo forte e
saudável e no desenvolvimento da aptidão física; e) A formação docente vem impactanto na prática da
Educação Física, na formação dos sujeitos e na permanência da oferta da disciplina no PROEJA, uma
vez que a prática tecnicista não é compatível com o objetivo de formação integral e emancipadora do
PROEJA; f) parece ser necessária a redefinição da função social e legitimação da Educação Física e o
compromisso desta componente em disseminar os seus diversos conhecimentos, a partir das ações
educativas ligadas ao projeto do PROEJA com a presença de um tratamento didático no sentido de
contribuir com a formação integral de sujeitos críticos e autônomos, conforme objetivos da modalidade;
g) a não adesão, e até mesmo um desconhecimento dos professores de Educação Física com as
propostas educacionais existentes; h) a não materialização da educação integral nas práticas
pedagógicas. Esta pesquisa evidenciou vários desafios a serem vencidos para consolidação pedagógica
da Educação Física no PROEJA. Desta forma, entendemos que o protagonismo e a responsabilidade
docente, passa a ter uma relevância fundamental para a identidade e legitimidade pedagógica deste
componente curricular neste contexto educacional. The National Program for the Integration of Professional Education with Basic Education for Young People and Adults (PROEJA) was formalized by Decree nº. 5.478/2005 and later, formalized by Decree nº. 5.849/2006. The provision of PROEJA became mandatory in Federal Education Institutions, and expanded the possibility of Youth and Adult Education, and in this context the Physical Education curricular component began to be offered. It was in this context that our research emerged, with the main objective of understanding how the practice of Physical Education in PROEJA is characterized on a campus of the Federal Institute. This research is of a qualitative and ethnographic nature, based on observation and direct contact between the researcher and the object of study, using techniques that involve direct observations, field diary recording, interviews, application of questionnaires and analysis of institutional documents. The research results indicate that: a) PROEJA at the researched Institute lives antagonistic questions, experienced by a tension between the discrimination of young people and adults who return to study, and the defense of an education that contributes to the rescue of dignity; b) revealed existing tensions between Physical Education teachers and Coordinators belonging to the PROEJA training project. Which indicates that relations with the school community constitute a space of relations where power and prestige feed tensions in the development of the curriculum; c) the quantitative data pointed to a positive experience of students with Physical Education, which began in the previous school experience, and which resulted in coincident learning in different school experiences, centered mainly on sports, health preservation and other aspects, such as teamwork; d) predominance of professors who completed their graduation course before the 1990s, that is, an instrumental and biological training, centered on sports practices, strong and healthy body and on the development of physical aptitude; e) Teacher training has had an impact on the practice of Physical Education, on the training of subjects and on the permanence of the offer in PROEJA, since these are not compatible with the objective of integral and emancipatory training of PROEJA; f) necessary redefinition of its social function and legitimization of Physical Education and the commitment of this component in disseminating its diverse knowledge, from the educational actions linked to the PROEJA project with the presence of a didactic treatment in the sense of contributing to the integral formation of critical and autonomous subjects, according to the objectives of PROEJA. and the concern with the area of knowledge that considers the human being builder of his culture related to bodily aspects; g) non-adherence, and even a lack of knowledge of Physical Education teachers with existing educational proposals; e h) The no materialization of integral education in pedagogical practices. This research highlighted several challenges to be overcome for the pedagogical consolidation of Physical Education in PROEJA. However, we understand that the teaching protagonist starts to have a fundamental relevance for the identity and pedagogical legitimacy of this curricular component in this educational context. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento em Estudos da Criança (especialidade de Educação Física e Saúde Infantil) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/89335 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Bianca Bissoli Lucas.pdf | Tese de doutoramento | 3,1 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons