Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/89795

TítuloO ensino da leitura em Angola: dos manuais escolares às conceções de professores do ensino secundário
Outro(s) título(s)The teaching of reading in Angola: from school manuals to teacher’s conceptions in secondary education
Autor(es)Sivi, João Filipe
Orientador(es)Silva, António Carvalho da
Palavras-chaveConfigurações do ensino
Ensino do Português
Leitura
Manual escolar
Configuration of teaching
Reading
School manual
Teaching of Portuguese
Data11-Jan-2024
Resumo(s)Esta investigação apresenta um estudo sobre a configuração do ensino da leitura desencadeada pelos manuais escolares de Português do 1.º Ciclo do Ensino Secundário em Angola, publicados no período da Reforma Educativa, e sobre as conceções de leitura dos professores visíveis nesses manuais. A pesquisa procura estabelecer a representação oficial do programa de ensino nos manuais e identificar as dimensões críticas que condicionam a função científico-pedagógica desses manuais no ensino da leitura. Com este estudo, pretende-se contribuir para a construção das aprendizagens e o desenvolvimento das competências dos cidadãos, reconhecendo-se, acima de tudo, a necessidade de um ensino capaz de facilitar o desenvolvimento da aprendizagem da leitura desencadeada pelos manuais escolares em vigor. O foco da pesquisa centra-se na análise das dimensões críticas dos manuais escolares ao nível do ensino da leitura e das conceções dos professores sobre o modo como essa leitura é definida nos manuais escolares de Português do 1.º Ciclo. A pesquisa analisa e descreve os manuais, em todas as atividades em que nele se podem extrair conteúdos de ensino da leitura, a saber: os textos, os objetivos, as metodologias e os limites contidos nesses manuais escolares. No entanto, é possível afirmar que os manuais escolares de Português analisados revelam uma diminuição das atividades que concorrem para o ensino da leitura, sobretudo pela insuficiência de exercícios estratégicos de aprendizagem da leitura, sendo a participação dos professores nesta prática condicionada pelos constrangimentos definidos nos manuais que os auxiliam. Identificou-se, ainda, a dimensão crítica do processo de ensino da leitura que está repercutida nos manuais, dadas as insuficiências e fragilidades de conteúdos que contribuem para a promoção do ensino da leitura. A investigação assume a forma de um estudo exploratório de natureza qualitativa, em que é analisado o estatuto pedagógico, ideológico, cultural e regulador dos manuais escolares de Português do 1.º Ciclo do Ensino Secundário, assim como as conceções de professores sobre o ensino da leitura. Consagra, ainda, a análise de conteúdo como procedimento sistemático de estudo e descrição dos manuais escolares, sendo as conceções de professores recolhidas através de uma entrevista semiestruturada em que os dados são estudados pela análise de conteúdo.
This research presents a study on the configuration of teaching brought about by the Secondary Education Portuguese language manuals for the 1st Cycle of Secondary Education in Angola. These manuals present a conception of reading of the authors of the manuals published during a period of Education Reforms. Our research intends to establish the official representation of the official syllabi in the manuals and identify critical dimensions that may condition a scientific-pedagogical function of the manuals. This study aims to contribute to the construction of learning skills and their development in citizens, acknowledging, above all, the necessity of education as an enabler for the development of the learning capacity of reading as consequences of the action of the manuals. The focus of this research is centred upon the analysis of the critical dimension of the school manuals in the teaching of reading and on the conceptions of teachers on the way, reading is defined in school manuals of Portuguese Language for the 1st Cycle. This research analyses and describes the manuals, in all the activities they offer as valid for the teaching of reading. These are the texts, the objectives, the methodologies and the limits foreshadowed in the school manuals. It is, nevertheless, possible to affirm that the Portuguese Language school manuals analysed reveal a decrease in the activities designed for the teaching of reading, mostly because of their lack of enough strategic exercises for learning reading. In this regard, teachers are conditioned in their approach to this skill, by the constraints inherent to the manuals they use. A critical dimension on the process of the teaching of reading was also identified and which is underlies the manuals, given the lacks, insufficiency and frailties of strategical contents that should contribute for the promotion of the teaching of reading in classrooms. This research assumes the form of an exploratory study of qualitative nature, analysing the pedagogical statute, ideology and the culture regulating the school manuals of Portuguese in the 1st Cycle of Secondary Education, as well as the conceptions of teachers themselves over the teaching of reading. Moreover, it consecrates the analysis of content as a systematic procedure of analysis and description of school manuals, being the conceptions of teacher collected by means of a semistructured interview in which data are studied by content analysis.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Ciências da Educação (área de especialização em Literacias e Ensino de Português)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/89795
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
João Filipe Sivi.pdfTese de doutoramento4,2 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID