Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/90712

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Cidália F.por
dc.contributor.authorTrevisan, Gabrielapor
dc.contributor.authorCarvalho, Marianapor
dc.date.accessioned2024-04-05T12:51:12Z-
dc.date.available2024-04-05T12:51:12Z-
dc.date.issued2022-11-
dc.identifier.citationSilva, C. F; Trevisan, G. e Carvalho, M. (2022), Aprender com as crianças sobre o lugar que habitam: uma aproximação ao Bairro da Emboladoura, Guimarães, Portugal. Conference Proceedings - International Conference on Childhood and Adolescence (Org). January, 25-27, 2022. eventQualia (ed.) p. 92. ISBN: 978-989-53545-2-8. https://eu-central-1.linodeobjects.com/evt4-media/documents/Atas_ICCA_2022.pdfpor
dc.identifier.isbn978-989-53545-2-8por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/90712-
dc.description.abstractE se em vez de querermos ensinar as crianças, nos colocássemos na posição oposta, de aprender com elas? O reposicionamento das autoras, com formação académica nas áreas da Arquitetura, Urbanismo e Sociologia da Infância, na relação com “o outro”, a Criança, reconhece que Esta tem voz e saberes próprios. Estes saberes, quando partilhados, podem vislumbrar possibilidades futuras que nos escapam, nos nossos campos disciplinares tantas vezes ensimesmados por demasiados (pre)conceitos em relação ao “que é” e ao que “deve ser” o espaço habitado. Este artigo parte da investigação-ação interdisciplinar que as autoras têm concretizado, no contexto do ProChild CoLab, against Poverty and Social Exclusion. No caso específico, refere-se ao trabalho desenvolvido com as crianças do Bairro da Emboladoura, situado no limite oeste do concelho de Guimarães. Este processo de imersão num contexto social e territorial específico pretende explorar a relação de reciprocidade entre Criança e o seu Espaço do dia a dia (Haraway, 1991).“Aprender”, como? Através de três meios: a desenhar, a caminhar e a imaginar. Estas são as partes estruturantes deste artigo, e explicitam a metodologia dialógica (Morin 1990; Bakhtin [1930s] 1981) usada para dar voz às crianças do Bairro da Emboladoura. “Aprender, para quê? Para ver o que nós não vemos com o nosso véu de adultos, mas também para integrar o seu conhecimento sobre o lugar que habitam em cenários de transformação futura. Começamos por “desenhar” o meu bairro. Quais as representações mentais que as crianças guardam do bairro que habitam? Seguidamente, avançamos para “caminhar” e assim as crianças desvelaram-nos o seu bairro, num caminho por elas definido pela ação concreta de caminhar. Finalmente, “no imaginar” o meu bairro as crianças tiveram a oportunidade de nos ensinar qual é a sua posição crítica em relação aos espaços coletivos que habitam e o que vislumbram para a sua transformação espa(e)cial. Estes trabalhos procuram mobilizar uma conceção de participação das crianças nos seus mundos que ultrapassa meros processos de escuta para integrar processos de co-transformação dos seus espaços de vida. Assim, as ações situadas das crianças constroem-se quotidianamente, e em relação com diferentes gerações que influenciam a suas vidas (Fernandes & Trevisan, 2018).por
dc.language.isoporpor
dc.publisherEventQualiapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleAprender com as crianças sobre o lugar que habitam: uma aproximação ao Bairro da Emboladoura, Guimarães, Portugalpor
dc.typeconferenceAbstractpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://eu-central-1.linodeobjects.com/evt4-media/documents/Atas_ICCA_2022.pdfpor
oaire.citationConferenceDate25 Jan. - 27 Jan. 2022por
sdum.event.titleInternational Conference on Childhood and Adolescencepor
sdum.event.typeconferencepor
oaire.citationStartPage92por
oaire.citationEndPage92por
oaire.citationConferencePlaceOnlinepor
dc.subject.fosHumanidades::Artespor
sdum.conferencePublication6th International Conference on Childhood and Adolescence (6th ICCA): conference proceedingspor
dc.subject.odsCidades e comunidades sustentáveispor
Aparece nas coleções:EAAD - Comunicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Atas_ICCA_2022.pdf4,05 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID