Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/91845

TítuloO papel do professor-investigador na promoção de uma pedagogia para a autonomia em contexto universitário – um estudo de caso no ensino de francês como língua estrangeira
Outro(s) título(s)Le rôle de l’enseignant-chercheur dans la promotion d'une pédagogie de l'autonomie en contexte universitaire – une étude de cas dans l'enseignement du français langue étrangère
Autor(es)Plácido, Bruna Isabel Joaquim
Orientador(es)Vieira, Flávia
Palavras-chaveEducação em línguas
Indagação da pedagogia
Pedagogia para a autonomia
Pedagogia universitária
Éducation en langues
Recherche pédagogique
Pédagogie pour l'autonomie
Pédagogie universitaire
Data13-Mai-2024
Resumo(s)Mudar as práticas pedagógicas no ensino superior exige uma postura reflexiva e investigativa face ao ensino e à aprendizagem, o que requer mudanças nos modos de trabalho pedagógico através da articulação entre ensino, investigação e desenvolvimento profissional docente. Trata-se de promover a indagação da pedagogia como forma de transformar e avaliar as práticas, e de produzir e disseminar conhecimento que contribua para o avanço da profissão, o que concorre para uma valorização do estatuto do ensino através da reconfiguração da profissionalidade docente, com implicações no papel dos estudantes enquanto agentes da aprendizagem. Esta abordagem, pouco usual no contexto português, esteve subjacente ao presente estudo de caso, no qual se fez incidir a investigação sobre a prática pedagógica para compreender o papel do professor-investigador na promoção de uma pedagogia para a autonomia na educação em línguas. Os objetivos do estudo foram os seguintes: (1) Conhecer as perceções dos estudantes acerca das suas experiências anteriores e expetativas de aprendizagem da língua; (2) Analisar o papel dos processos de autorregulação na aprendizagem da língua; (3) Compreender os efeitos das atividades realizadas no desenvolvimento de competências linguístico-comunicativas, na motivação e na autonomia dos estudantes; (4) Caracterizar o trajeto de indagação pedagógica realizado. Recorrendo-se a uma metodologia de investigação-ação, foi desenvolvida uma experiência pedagógica em duas UC de Língua e Cultura Francesas de um curso não conferente de grau em contexto universitário, lecionadas pela professora-investigadora ao longo de dois semestres letivos. Essas experiências visaram promover competências de autorregulação associadas ao desenvolvimento de competências de comunicação, através de atividades autênticas e do envolvimento dos estudantes em processos de reflexão, iniciativa e tomada de decisão. A recolha de dados foi efetuada através do inquérito por questionário e entrevista, da observação e notas de campo, de instrumentos de autorregulação da aprendizagem e da análise de prestações orais e escritas dos estudantes. Os resultados do estudo indicam que a abordagem seguida teve efeitos positivos na gestão dos processos de aprendizagem e no desenvolvimento de competências linguístico-comunicativas, assim como na motivação e envolvimento dos estudantes. Embora referente a um contexto particular, o estudo contribui para a compreensão do papel do professor universitário como agente da indagação e transformação da pedagogia.
Changer les pratiques pédagogiques dans l'enseignement supérieur requiert une attitude réflexive et investigatrice face à l'enseignement et à l'apprentissage, ce qui demande des changements dans les modes de travail pédagogique en articulant l'enseignement, la recherche et le développement professionnel des enseignants. Il s'agit de favoriser l'interrogation de la pédagogie comme moyen de transformer et d'évaluer les pratiques, et de produire et diffuser des connaissances contribuant à l'avancement de la profession, ce qui participe à la valorisation du statut de l'enseignement par la reconfiguration de la profession enseignante, avec des implications sur le rôle des étudiants en tant qu'acteurs de l'apprentissage. Cette approche, peu courante dans le contexte portugais, a sous-tendu la présente étude de cas, dans laquelle la recherche a porté sur la pratique pédagogique pour comprendre le rôle de l’enseignant-chercheur dans la promotion d'une pédagogie axée sur l'autonomie dans l'enseignement des langues. Les objectifs de l'étude étaient les suivants : (1) Connaître les perceptions des étudiants sur leurs expériences antérieures et leurs attentes en matière d'apprentissage de la langue ; (2) Analyser le rôle des processus d'autorégulation dans l'apprentissage de la langue ; (3) Comprendre les effets des activités réalisées sur le développement des compétences linguistico communicatives, la motivation et l'autonomie des étudiants ; (4) Caractériser le parcours d'interrogation pédagogique réalisé. En utilisant une méthodologie de recherche-action, une expérience pédagogique a été menée dans deux classes de Langue et Culture Françaises d'un programme non diplômant en contexte universitaire, enseignées par l’enseignante-chercheuse sur deux semestres académiques. Ces expériences visaient à promouvoir les compétences d'autorégulation liées au développement des compétences de communication, à travers des activités authentiques et l'implication des étudiants dans des processus de réflexion, d'initiative et de prise de décision. La collecte de données a été effectuée à l'aide d'enquêtes par questionnaire et d'entretiens, d'observations et de notes de terrain, d'instruments d'autorégulation de l'apprentissage, et de l'analyse des performances orales et écrites des étudiants. Les résultats de l'étude indiquent que l'approche suivie a eu des effets positifs sur la gestion des processus d'apprentissage et sur le développement des compétences linguistico-communicatives, ainsi que sur la motivation et l'engagement des étudiants. Bien que se rapportant à un contexte particulier, l'étude contribue à la compréhension du rôle de l’enseignant universitaire en tant qu'agent d'interrogation et de transformation de la pédagogie.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Ciências da Educação (ramo do conhecimento em Educação em Línguas Estrangeiras)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/91845
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

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