Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/91976
Título: | A literatura para a infância e a aprendizagem do mundo físico: contributos para a sua articulação e promoção do envolvimento das crianças |
Outro(s) título(s): | Children's literature and the learning of the physical world: contributions to its articulation and promotion of children's involvement |
Autor(es): | Gonçalves, Ana Sofia Carvalho |
Orientador(es): | Varela, Paulo |
Palavras-chave: | Animais Educação Pré-Escolar Educação em ciências Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico Literatura para a infância Animals Children’s literature Elementary school Preschool education Science education |
Data: | 2-Jan-2023 |
Resumo(s): | O presente relatório de estágio resulta de um Projeto de Intervenção Pedagógica, desenvolvido
no estágio curricular do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, que
teve como objetivo geral promover, nesses contextos da prática pedagógica, uma abordagem
interdisciplinar das Ciências.
A escolha das temáticas nucleares do projeto, as Ciências e a Literatura para a Infância, surgiu,
primeiramente, a partir da observação efetuada dos interesses do grupo do primeiro contexto de
intervenção, no qual foi possível identificar o interesse das crianças pelas duas temáticas. Assim,
através deste projeto procurou-se promover a exploração de histórias infantis em articulação com as
ciências e compreender as potenciais relações que se poderão estabelecer entre a literatura infantil e a
exploração das ciências. Quando iniciada a prática pedagógica no contexto do 1º Ciclo do Ensino
Básico, mostrou-se pertinente dar continuidade ao projeto, adequando o mesmo às necessidades e
interesses da turma.
O projeto desenvolveu-se segundo uma metodologia de investigação-ação, através de uma
prática de ensino cooperativo, com vista a melhorar as aprendizagens dos alunos, construindo
conhecimentos coletivamente. Assim, esta metodologia visa promover a melhoria das práticas
educativas num processo cíclico de planificação, ação, observação e reflexão.
Foram exploradas 5 atividades com um grupo de crianças do pré-escolar (n=24) e desenvolvidas
6 aulas com uma turma do 1º ano de escolaridade (n=23), perfazendo um total global de 35 horas de
intervenção. As atividades foram planificadas e exploradas pela aluna estagiária que, em colaboração
com a educadora e a professora de ambos os contextos, desempenhou simultaneamente o papel de
investigadora e de educadora/professora. The present report is the result of a pedagogic intervention project, developed in the curricular internship of the Master's Degree in Preschool Education and Teaching of the Elementary School, which has as a general objective promote, in this context of pedagogical practice, an interdisciplinary approach of sciences. The theme of the project was chosen to be Science and Literature due to the observations effectuated on the context of necessities of the group at the first context of intervention, in which was possible to identify the children's interest in both thematics. There, through this project we thrived to promote the exploration of children's stories in articulation with science's and comprehending the potential relations that could be established in between children's literature and the exploration of Science's. When the pedagogical practice was initiated in the context of basic's teaching, it showed relevance in the continuation of the project, adapting the same to the necessities and interests of the class. The project was developed following an investigation-action methodology which with a cooperative teaching practice, had in its sights to improve the student’s learnings, constructing collective knowledge. Thus, this methodology aims at promoting the improvement of education practices in a cycle process of planification, action, observation, and reflection. Five activities were explored with a pre-school children's group (n = 24) and developed six sessions with a first year of school class (n = 23), totaling an amount of 35 hours of intervention. The activities were planned and explored by the intern student that, in collaboration with the educator and teacher from both contexts, developed simultaneously the role of investigator and of educator/teacher. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/91976 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Sofia Carvalho Goncalves.pdf | Relatório de estágio | 2,23 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons