Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/91978
Título: | A exploração integrada das diferentes áreas de conteúdo: uma perspetiva de educação para os valores na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
Outro(s) título(s): | The integrated exploration of the different content areas: an education perspective for values in Pre-School Education and the 1st Cycle of Basic Education |
Autor(es): | Silva, Maria Inês Teixeira da |
Orientador(es): | Varela, Paulo |
Palavras-chave: | Cidadania Interdisciplinaridade Literatura para a infância Citizenship Interdisciplinarity Children`s literature |
Data: | 2-Jan-2023 |
Resumo(s): | O presente relatório surge como resultado de um projeto de intervenção pedagógica,
implementado no âmbito da Unidade Curricular de “Estágio”, integrada no plano de estudos do
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade do Minho.
As principais finalidades do mesmo são descrever e avaliar a intervenção desenvolvida em ambos os
contextos. Procurou-se na prática de ensino supervisionada de ambos os contextos dar resposta à
questão que orientou a investigação: Como promover uma educação para a cidadania em articulação
com as outras áreas de conteúdo? Esta questão afigurou-se relevante nos dois contextos, tendo dado
origem aos seguintes objetivos gerais: a) Explorar as diversas áreas de conteúdo de forma integrada,
recorrendo a estratégias que promovam a convivência democrática e a cidadania e b) averiguar como
promover o desenvolvimento de atitudes e valores nas crianças, relacionados com a convivência
democrática e a cidadania. O projeto foi desenvolvido segundo uma metodologia de investigação-ação,
na qual cada atividade realizada corresponde a um ciclo de planificação, ação, observação e reflexão.
Foram exploradas 8 atividades de cidadania, em articulação com diferentes áreas de conteúdo, quer
com um grupo de crianças do pré-escolar, quer com uma turma do 3.º ano de escolaridade. Além de
ter sido assumido um papel de educadora e professora, assumiu-se, também, o papel de investigadora.
Na sequência da observação participante, foram sendo recolhidos dados que viriam a ser,
posteriormente, alvo de uma análise e reflexão. Essa recolha ocorreu por via de gravações de áudio e
de registos fotográficos. A partir destes elaboraram-se diários de atividade, que vieram a ser analisados
tendo em conta os objetivos previamente definidos para o projeto. A Análise dos diários procurará
percecionar a evolução do comportamento de algumas crianças ao longo da realização de atividades.
Analisar-se-á, ainda, os comentários dos alunos, quer escritos, quer realizados oralmente, bem como a
avaliação que realizavam da sua prestação e dos colegas na realização dos trabalhos de grupo. This report is the result of a pedagogical intervention project implemented within the curricular united “internship”, integrated the study plan of the master´s degree in Pre-school Education and Teaching in the 1st Cycle of Basic Education, at the University of Minho. Its main purposes are to describe and evaluate an intervention developed in both contexts. In the supervised teaching practice of both contexts, we sought to answer the question that guides the investigation: How to promote education for citizenship in articulation with the other areas of content? This question was relevant in the contexts and gave rise to the following general objectives: a) Explore the different areas of content in an integrated way, using strategies that promote democratic coexistence and citizenship; b) Find out how to promote the development of attitudes and values in children, related to coexistence democracy and citizenship. The project was developed according to an investigation-action methodology, in which each activity carried out corresponds to a cycle of planning, action, observation and reflection. Eight citizenship activities were explored, in articulation with different content areas, either with a group of preschool children or with a 3rd-grade class. In addition to being assumed the role of educator and teacher has also assumed the role of researcher. From participant observation, data were collected that would later be the subject of analysis and reflection. This collection took place through audio recordings and photographic records. From these, activity diaries were prepared, which were analyzed considering the objectives previously defined for the project. The analysis of the diaries will seek to perceive the evolution of the behavior of some children during the performance of activities. It will also analyze the students' comments, whether written or made orally, as well as the assessment they made of their performance and that of colleagues in carrying out the group work. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/91978 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria Ines Teixeira da Silva.pdf | Relatório de estágio | 2,96 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons