Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/92025
Título: | Atividades práticas e investigativas de ciências: contributos para a aprendizagem das crianças na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico |
Outro(s) título(s): | Practical and investigative science activities: contributions to children's learning in Pre-School and Elementary School |
Autor(es): | Soares, Andréa de Lima |
Orientador(es): | Varela, Paulo |
Palavras-chave: | Educação em ciências Educação Pré-Escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Ensino por investigação Science education Pre-School Education 1st Cycle of Basic Education Research-based teaching |
Data: | 17-Dez-2023 |
Resumo(s): | O projeto desenvolvido tem como objetivo promover uma exploração integrada e globalizante das
ciências num grupo de criança da Educação Pré-Escolar e numa turma do 1.º CEB, recorrendo a
atividades de natureza prática e investigativa. Este projeto tem como objetivos identificar os
conhecimentos prévios das crianças sobre cada tema a explorar, identificar os processos científicos
utilizados pelas crianças nas diversas atividades e por fim avaliar as aprendizagens realizadas pelas
crianças em cada um dos temas explorados. Estas atividades tiveram a colaboração da educadora e
professora cooperantes dos respetivos contextos. A partir da exploração e observação das atividades,
foram organizados diários, como o principal método de registo de dados, os quais contêm dados dos
momentos mais relevantes do processo de exploração das atividades. A análise destes dados permite
concluir que as crianças de ambos os contextos conseguiram obter aprendizagens significativas sobre
os diversos temas de ciências explorados, a partir de atividades realizadas. The aim of the project is to promote an integrated and comprehensive exploration of science in a group of pre-school children and a primary school class, using practical and investigative activities. The aims of this project are to identify the children's prior knowledge of each topic to be explored, to identify the scientific processes used by the children in the various activities and finally to evaluate the learning achieved by the children in each of the topics explored. These activities were carried out in collaboration with the educator and cooperating teacher in the respective contexts. From the exploration and observation of the activities, diaries were organized as the main method of recording data, which contain data from the most relevant moments in the process of exploring the activities. The analysis of this data leads to the conclusion that the children in both contexts managed to learn a significant amount about the various science topics explored through the activities carried out. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/92025 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Andrea Lima Soares.pdf | Relatório de estágio | 4,79 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons