Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/92147
Título: | A importância das aulas de campo no ensino de Ciências |
Outro(s) título(s): | The importance of field classes in Science teaching |
Autor(es): | Gomes, Eva Carla Pimenta |
Orientador(es): | Guimarães, Fernando |
Palavras-chave: | Aulas de campo Construtivismo Ensino das Ciências Constructivism Field classes Science teaching |
Data: | 6-Jan-2023 |
Resumo(s): | O presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Estágio do
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do
Ensino Básico. Este relatório pretende contribuir para o conhecimento da importância das Aulas de
Campo no ensino de Ciências. Por isso, foi desenhado um projeto de investigação-ação com o objetivo
de trabalhar com os alunos as Aulas de Campo, avaliando assim a sua importância no ensino das
ciências e construir conhecimentos significativos sobre o tema a abordar. Para trabalhar as Aulas de
Campo escolheu-se o tema “As Plantas”, o motivo desta escolha prendeu-se a alguns motivos,
nomeadamente à envolvente, rural, das instituições onde foi desenvolvida esta investigação.
A amostra desta investigação é composta por duas turmas, uma do 1.º e outra do 2.º Ciclo do
Ensino Básico, no ano letivo 2021/2022, sendo a primeira, uma turma de 3.º ano, constituída por 20
alunos e a segunda, uma turma de 6.º ano, composta por 18 alunos. Estas turmas pertencem a duas
escolas autónomas, mas que se encontram inseridas no mesmo agrupamento, localizado num concelho
pertencente ao distrito de Braga.
Sendo assim, definiram-se os objetivos de investigação e atendendo a estes, utilizou-se uma
abordagem de investigação-ação, recorreu-se a fichas individuais realizados pelos alunos, gravação de
áudio e imagens e reflexões das aulas lecionadas de onde foram recolhidos e analisados os dados
apresentados. Os alunos realizaram as Aulas de Campo sempre acompanhados pelo seu caderno de
campo, que lhes permitiu confrontar as suas ideias prévias com as evidências observadas e construir e
reconstruir o seu próprio conhecimento.
Após a recolha dos dados, os mesmos foram analisados e explorados, tendo por base o suporte
teórico. Os resultados alcançados comprovaram as vantagens que esta metodologia traz para a
aprendizagem dos conteúdos académicos, na área das Ciências Naturais. This internship report was developed within the scope of the curricular unit Internship of the master’s in teaching of the 1st Cycle of Basic Education and of Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. This report intends to contribute to the knowledge of the importance of Field Classes in Science teaching. Therefore, an action-research project was designed with the aim of working with students in Field Classes, thus evaluating their importance in science teaching and building significant knowledge on the topic to be addressed. To work the Field Classes, the theme “Plants” was chosen, the reason for this choice was related to some reasons, namely the rural surroundings of the institutions where this research was developed. The sample of this investigation is composed of two classes, one from the 1st and the other from the 2nd Cycle of Basic Education, in the academic year 2021/2022, the first being a 3rd year class, consisting of 20 students and the second, a 6th grade class, made up of 18 students. These classes belong to two autonomous schools, but which are part of the same grouping, located in a municipality belonging to the district of Braga. Therefore, the research objectives were defined and, considering these, an action-research approach was used, using individual files made by the students, audio recording and images and reflections of the classes taught from where they were collected and analyzed the data presented. The students took the Field Classes always accompanied by their field notebook, which allowed them to confront their previous ideas with the observed evidence and to build and reconstruct their own knowledge. After collecting the data, they were analyzed and explored, based on theoretical support. The results achieved proved the advantages that this methodology brings to the learning of academic content around Natural Sciences. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/92147 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Eva Carla Pimenta Gomes.pdf | Relatório de estágio | 5,27 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons