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TítuloDesenvolver o sentido de número com recurso a material didático - uma experiência nos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
Autor(es)Gonçalves, Bruna Micaela Rodrigues
Orientador(es)Mamede, Ema
Palavras-chaveSentido de número
Materiais didáticos
Ensino da matemática
Number sense
Didactical material
Mathematical teachings
Data7-Jul-2023
Resumo(s)O presente relatório apresenta uma investigação pedagógica realizada no âmbito da Unidade Curricular de Estágio do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências do 2.º Ciclo do Ensino Básico, com a problemática de compreender o sentido de número que os alunos possuem e as possibilidades do material didático para ajudar na construção deste conhecimento. Assim, procura dar resposta às seguintes questões de investigação: 1) Que sentido de número possuem os alunos?; 2) Que dificuldades possuem os alunos no âmbito do sentido de número?; 3) Como pode o material didático promover o conceito de número dos alunos?; 4) Como pode o material didático promover o desenvolvimento do sentido de operação dos alunos? Foram realizados dois estudos, um no 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa turma do 1.º ano de escolaridade com 21 alunos e outro, no 2.º Ciclo do Ensino Básico junto de uma turma do 5.º ano de escolaridade com 21 alunos. Utilizou-se uma metodologia qualitativa numa abordagem semelhante à da Investigação-Ação no que respeita ao seu ciclo, com a presença constante de uma prática reflexiva. Deste modo, a reflexão de uma sessão dava lugar à seguinte com o intuito de melhorar o processo de ensino-aprendizagem e colmatar as dificuldades sentidas pelos alunos, procurando a aquisição de aprendizagens significativas para os mesmos. No Estudo 1, concretizado no 1.º ano de escolaridade, foi realizado um momento de diagnóstico, seguido de quatro sessões de intervenção e o momento de avaliação. Foram tratados assuntos como a ordem crescente e decrescente dos números, a decomposição dos números e a perceção de quantidades. O Estudo 2 teve lugar no 5.º ano de escolaridade e dividiu-se em quatro sessões de intervenção, com o objetivo de desenvolver a noção de fração e de marcar frações na reta numérica, terminando com um momento de avaliação das aprendizagens dos alunos. Os resultados de ambos os estudos sugerem ser possível reconhecer que os materiais didáticos podem ajudar a favorecer o desenvolvimento do sentido de número e de operação dos alunos, em ambos os níveis de ensino. Nos dois contextos, parece que os alunos ao manipularem os materiais fornecidos na resolução das tarefas, aliados com dinâmicas diferentes de grande grupo e discussão de ideias, conseguiram desenvolver o seu sentido de número e de operação, tornando-se mais confiantes e rápidos no seu raciocínio lógico e matemático.
This report presents a pedagogical investigation carried out within the scope of Internship Curricular Unit of the Master’s Degree in Teaching the 1st Cycle of Basic Education and Mathematics and Sciences of the 2nd Cycle of Basic Education, amidst the problematic of comprehending the number sense that the students have as well as the possibilities in didactic material to help in the construction of this knowledge. Thereby, it searches to find de answers to the following research questions: 1) What number sense do students have? 2) What difficulties do students have in the scope of number sense? 3) How can the didactic material promote the student’s concept of number? 4) How can the didactic material promote the development within student’s operation sense? Two studies have been made, one in the 1 st Cycle of Basic Education, in a class of 1st graders with 21 students, and the other, with 2 nd Cycle of Basic Education with a class of 5th graders also with 21 students. An approach similar to Action-Research regarding its cycle was used, through a qualitative methodology, with the presence of a reflexive practice. In this way, the reflection of a session would give place to the following, with purpose of improving the teaching-learning process and overcoming the difficulties felt by the students, seeking to acquire meaningful learning for them. In Study 1, with the 1st graders, a diagnostic moment was carried out, followed by four intervention sessions and the evaluation moment. Matters such as the ascending and descending order of numberers, the decomposition of numbers and the perception of quantities were dealt with. The 2nd Study took place in the 5 th grade, it was divided into four intervention sessions, with the goal of developing notion of fractions and the fraction in numerical lines, finishing off with an evaluation of the students learning. The results of booth studies suggest that it is possible to recognize that didactic materials may be more helpful to favoring the development of number sense and operation, in both levels of teaching. In both contexts, it seems that students when manipulating the materials provided in the resolution of tasks, combined with different dynamics of great groups of discussions and ideas, they have managed to develop their number sense and operation, becoming more confident and faster in their logical and mathematical reasoning.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/92153
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

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