Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/92238

TítuloEnsino de Chinês Língua Estrangeira: estratégias utilizadas nos Cursos Livres no Instituto Confúcio da Universidade do Minho
Outro(s) título(s)Teaching Chinese as a Foreign Language: strategies used in open courses at University of Minho’s Confucius Institute
Autor(es)Henriques, Maria Francisca Machado Olim Marote
Orientador(es)Peixoto, Bruna
Palavras-chaveChinês como língua estrangeira
Cursos Livres
Ensino de chinês
PowerPoint
Chinese as a foreign language
Chinese teaching
Open courses
Data9-Mai-2024
Resumo(s)Atualmente, o interesse na aprendizagem de chinês tem vindo a tomar grandes proporções, sendo cada vez maior a procura de instituições de ensino da língua chinesa não só por parte de jovens, como também por parte de adultos. O Instituto Confúcio da Universidade do Minho constitui uma referência no ensino de chinês, na medida em que disponibiliza opções para todo o tipo de aprendentes, em escolas básicas, bem como em cursos livres para adultos. O presente relatório aborda o funcionamento dos últimos ao longo dos três capítulos que o constituem, e tem como objetivo a análise das diversas estratégias utilizadas no ensino de Chinês Língua Estrangeira a adultos.Primeiramente, é feita uma apresentação ao Instituto Confúcio da Universidade do Minho, bem como das tarefas desempenhadas ao longo dos quatro meses de estágio na instituição. No segundo capítulo, faz-se a diferenciação entre aprendentes jovens e adultos e, posteriormente, uma abordagem sobre estratégias de ensino e o significado do estudo da cultura e acompanhamento de um professor que partilhe a mesma língua materna que os aprendentes durante o início da aprendizagem de uma língua estrangeira. Por fim, apresenta-se o desenvolvimento de conteúdos em formato PowerPoint para o ensino de chinês a cursos livres para adultos realizado ao longo do estágio.
Currently, the interest in learning Chinese has reached great proportions, with an increasing demand for Chinese language teaching institutions not only by young people, but also by adults. The Confucius Institute of University of Minho is a reference in the Chinese teaching area, as it offers options for all types of learners, in basic schools, as well as in open courses for adults. This report addresses the functioning of the latter throughout the three chapters that constitute it. First, an introduction of University of Minho’s Confucius Institute is made, as well as the tasks performed during the four months of internship at the institution. In the second chapter, a distinction is made between young and adult learners and, later, an approach to teaching strategies, and the significance of the study of culture and presence of a teacher who shares the same mother tongue as the learners during the beginning of learning a foreign language. Lastly, the development of content in PowerPoint format for Chinese teaching in courses for adult learners is discussed.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Estudos Interculturais Português/Chinês: Tradução, Formação e Comunicação Empresarial
URIhttps://hdl.handle.net/1822/92238
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
ELACH - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Maria Francisca Machado Olim Marote Henriques.pdfRelatório de estágio1,63 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID