Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/92238
Título: | Ensino de Chinês Língua Estrangeira: estratégias utilizadas nos Cursos Livres no Instituto Confúcio da Universidade do Minho |
Outro(s) título(s): | Teaching Chinese as a Foreign Language: strategies used in open courses at University of Minho’s Confucius Institute |
Autor(es): | Henriques, Maria Francisca Machado Olim Marote |
Orientador(es): | Peixoto, Bruna |
Palavras-chave: | Chinês como língua estrangeira Cursos Livres Ensino de chinês PowerPoint Chinese as a foreign language Chinese teaching Open courses |
Data: | 9-Mai-2024 |
Resumo(s): | Atualmente, o interesse na aprendizagem de chinês tem vindo a tomar grandes proporções, sendo
cada vez maior a procura de instituições de ensino da língua chinesa não só por parte de jovens,
como também por parte de adultos. O Instituto Confúcio da Universidade do Minho constitui uma
referência no ensino de chinês, na medida em que disponibiliza opções para todo o tipo de
aprendentes, em escolas básicas, bem como em cursos livres para adultos. O presente relatório
aborda o funcionamento dos últimos ao longo dos três capítulos que o constituem, e tem como
objetivo a análise das diversas estratégias utilizadas no ensino de Chinês Língua Estrangeira a
adultos.Primeiramente, é feita uma apresentação ao Instituto Confúcio da Universidade do Minho,
bem como das tarefas desempenhadas ao longo dos quatro meses de estágio na instituição. No
segundo capítulo, faz-se a diferenciação entre aprendentes jovens e adultos e, posteriormente,
uma abordagem sobre estratégias de ensino e o significado do estudo da cultura e
acompanhamento de um professor que partilhe a mesma língua materna que os aprendentes
durante o início da aprendizagem de uma língua estrangeira. Por fim, apresenta-se o
desenvolvimento de conteúdos em formato PowerPoint para o ensino de chinês a cursos livres
para adultos realizado ao longo do estágio. Currently, the interest in learning Chinese has reached great proportions, with an increasing demand for Chinese language teaching institutions not only by young people, but also by adults. The Confucius Institute of University of Minho is a reference in the Chinese teaching area, as it offers options for all types of learners, in basic schools, as well as in open courses for adults. This report addresses the functioning of the latter throughout the three chapters that constitute it. First, an introduction of University of Minho’s Confucius Institute is made, as well as the tasks performed during the four months of internship at the institution. In the second chapter, a distinction is made between young and adult learners and, later, an approach to teaching strategies, and the significance of the study of culture and presence of a teacher who shares the same mother tongue as the learners during the beginning of learning a foreign language. Lastly, the development of content in PowerPoint format for Chinese teaching in courses for adult learners is discussed. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Estudos Interculturais Português/Chinês: Tradução, Formação e Comunicação Empresarial |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/92238 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado ELACH - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria Francisca Machado Olim Marote Henriques.pdf | Relatório de estágio | 1,63 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons