Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/9747

TítuloO quê, como, e para que escrevem os alunos no portefólio em português? : contributos para o estudo de uma associação didáctica entre o contrato de leitura e a oficina de escrita no ensino secundário
Autor(es)Martins, Betina Neves
Orientador(es)Carvalho, José António Brandão
Data23-Abr-2009
Resumo(s)A presente dissertação descreve um estudo que considera várias dimensões do domínio do ensino do Português no Ensino Secundário, nomeadamente a relação leitura/escrita numa associação didáctica entre o Contrato de Leitura e a Oficina de Escrita, através do recurso ao portefólio. As conclusões de vários estudos relativamente ao défice de literacia nos alunos portugueses e o desconhecimento de estudos relevantes sobre o uso do portefólio na disciplina de Português, associados à curiosidade e predisposição da professora investigadora para testar as suas próprias crenças relativamente à estratégia, motivaram a investigação. Como esta metodologia está a ser progressivamente alargada na escola onde foi desenvolvido o estudo, nomeadamente em parcerias europeias do Projecto Sócrates-Comenius, pretendeu-se ainda explorar as suas potencialidades e limitações nas suas várias dimensões. Integraram o estudo oito alunos seleccionados de forma tendencialmente aleatória numa turma do décimo ano. Para responder às interrogações “O quê”, “Como” e “Para quê” que esta investigação coloca, desenvolveu-se um projecto de investigação-acção, a metodologia mais adequada ao estudo de fenómenos contemporâneos inseridos em contextos de vida real, através de uma abordagem interpretativa, num paradigma de carácter qualitativo e emergente. Os dados recolhidos ao longo do processo permitiram: · Descobrir e aprofundar o conhecimento acerca das potencialidades e limitações da metodologia portefólio-digifólio; · Reflectir acerca da importância da estratégia portefólio na configuração de uma nova filosofia de ensino-aprendizagem do Português; · Explorar a articulação entre o processo de elaboração do portefólio e um modelo reflexivo, crítico e interactivo de práticas de leitura-recepção e escrita-produção; · Problematizar a relação entre a estratégia portefólio e a importância do seu enquadramento pelo professor; · Determinar potencialidades e constrangimentos do portefólio para alunos de Português do Ensino Secundário, ou seja, verificar em que medida é que aquela metodologia pode ajudar o seu autor a constituir um Kit de identidade através da leitura/ escrita e a progredir de forma diferenciada, evidenciando indicadores de progressão em relação ao seu ponto de partida.
This communication describes a study focusing on some of the dimensions in Portuguese learning for the Secondary Education Level, namely the reading/writing relationship in an educational association between the Reading Contract and the Writing Workshop, through (e-)portfolio. This study was motivated by the conclusions of several studies concerning the literacy deficit in the Portuguese students and the lack of knowledge of relevant studies about the use of the portfolio in Portuguese class, associated to the investigator’s curiosity and disposition to test her own teaching beliefs about the strategy. As this methodology is being gradually implemented and extended in the school where the investigation took place, namely with European partners of the Socrates-Comenius Project, it also intended to explore its potential and limitations in its several dimensions. Eight pupils had integrated the study, randomly selected from a tenth grade class. To answer to the study interrogations, “What”, “How” and “Why”, an “action-investigation” was developed, the most adjusted to study contemporary phenomenon inserted in a real life context, through an interpretative approach, in a paradigm type of a qualitative and emergent nature. The data collected throughout the process had allowed: • To discover and to improve the knowledge concerning the methodological potentialities and limitations of (e-)portfolios; • To consider the importance of the “portfolio strategy” in a new philosophy of the Portuguese teaching-learning process; • To explore the relationship between the portfolio’s elaboration process and a reflective, critical and interactive model of practical reading-reception and writing-production methodology; • To question the relationship between the portfolio strategy and the relevancy given by the teacher; · To prove the portfolio potential and constraints for Portuguese language students at the Secondary Education Level, that is, verifying in what measure the methodology in use can help the students to construct an identity Kit through the reading/writing process and to progress in a distinguished way in comparison to their starting point.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino do Português)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/9747
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

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