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https://hdl.handle.net/1822/9758
Título: | O portefólio no desenvolvimento de uma aprendizagem auto-regulada : um estudo de caso no 5º ano de escolaridade, na disciplina de Inglês |
Autor(es): | Guedes, Paula Alexandra Faria Rente |
Orientador(es): | Vieira, Flávia |
Data: | 25-Jun-2009 |
Resumo(s): | O reconhecimento da existência de uma relação positiva entre o
desenvolvimento de portefólios e uma aprendizagem para a autonomia torna pertinente que
nos interroguemos sobre como pode aquela estratégia ser desenvolvida em contexto
escolar. Em Portugal, é escassa a investigação sobre portefólios de aprendizagem no ensino
das línguas estrangeiras, sendo o presente estudo um contributo nesse sentido. Os seus
objectivos gerais foram: (1) motivar o aluno para o desenvolvimento do portefólio; (2)
promover a aprendizagem auto-regulada do aluno na construção do seu próprio processo
de aprendizagem; (3) identificar potencialidades e constrangimentos da implementação do
portefólio.
O estudo, de natureza interpretativa e próximo da investigação-acção, envolveu
a professora-investigadora e uma turma de Inglês do 5º ano de escolaridade no
desenvolvimento e avaliação de uma experiência de implementação do portefólio de
aprendizagem, conduzida em 2006/2007. Aliando finalidades pedagógicas e investigativas,
esta experiência implicou o recurso a questionários, instrumentos de regulação da
aprendizagem e entrevistas em grupo, tendo-se recorrido a análises quantitativas e
qualitativas da informação recolhida.
A avaliação da experiência permitiu concluir que o portefólio constitui uma
estratégia de desenvolvimento de competências reflexivas dos alunos, com destaque para a
auto-regulação, inferindo-se que pode favorecer um papel activo na construção da própria
aprendizagem. Por outro lado, a experiência revela que o uso do portefólio implica um
ensino reflexivo, exigindo e promovendo competências de supervisão da prática
pedagógica, numa abordagem negociada e participada, próxima dos alunos e portanto
sensível aos seus interesses e necessidades. Não se trata, contudo, de uma estratégia de
implementação fácil, uma vez que exige conhecimento profissional, capacidade de
centração nas aprendizagens, desenvolvimento de materiais de auto-regulação, negociação
continuada entre professor e alunos, e um investimento significativo de ambos no processo
didáctico. Recognising the existence of a positive relationship between the development of portfolios and autonomy-aimed learning makes it relevant that we asks ourselves how can that strategy be developed in a school context. Research about the role of portfolios in learning foreign languages in Portugal is scarce. Therefore, the following study aims to be an important contribution towards this purpose. The general goals were: (1) motivating the student to the development of a portfolio; (2) promoting the students’ self-regulated learning in building their own learning process; (3) identifying the strengths and constraints in implementing the portfolio. The interpretative study based on an action-research methodology involved the teacher-researcher and a fifth grade English class in the development and assessment of an experience on implementing the learning portfolio held in 2006/2007. Combining the research and pedagogic purposes, this experiment implied the use of surveys, learning regulation instruments and group interviews, performing quantitative and qualitative analysis of the collected data. The experiment results lead to the conclusion that the portfolio is a strategy in the development of students’ reflexive skills, enhancing self-regulation, and thus deducting it may favour an active role in building their own learning. On the other hand, the experiment shows that using the portfolio implies a reflexive teaching method, demanding and promoting tutoring supervision skills of the pedagogic practice in a shared and negotiated approach, close to students and therefore aware of their interests and needs. Nevertheless, it is not a strategy easy to implement, for it requires professional knowledge, learning focus skills, developing self-regulation materials, continuous negotiation between teacher and students, as well as a meaningful mutual investment in the learning process. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino da Línguas Estrangeiras) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/9758 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |