Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/11026

TítuloA implementação de decisões de carreira no Ensino Secundário: contributos para o estudo do papel dos professores e dos profissionais de orientação
Autor(es)Carvalho, Marisa
Taveira, Maria do Céu
Palavras-chaveTomada de Decisão
Carreira
Data8-Nov-2010
CitaçãoCONFERÊNCIA DESENVOLVIMENTO VOCACIONAL : AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO, 6, Braga, Portugal, 2010 – “Conferência Desenvolvimento Vocacional : Avaliação e Intervenção”. [S.l. : s.n., 2010].
Resumo(s)A literatura evidencia a necessidade de um modelo que expresse a natureza dinâmica, complexa e interactiva das influências contextuais nas decisões de carreira. Factores como a família, a escola, os pares têm sido incorporados na investigação e prática vocacional (Blustein, 2004; Fouad, Katamneni, Smothers, Chen, Fitzpatrick & Terry, 2008; Fouad & Katamneni, 2008). Contudo, estudos sobre o papel dos professores e dos profissionais de orientação nas decisões de carreira são escassos. Este estudo procura, assim, contribuir para o aprofundamento da temática, na medida em que analisa as concepções dos professores e dos profissionais de orientação acerca do seu papel no desenvolvimento vocacional dos estudantes no Ensino Secundário. Foram investigadas as perspectivas de 46 professores e 23 profissionais de orientação, através de um questionário de resposta aberta (Pinto, 2000), e com recurso ao método de grounded theory (cf. Strauss & Corbin, 1994, 1998). As respostas dos participantes puseram em evidência o papel dos professores através da sua acção no âmbito da disciplina que leccionam, da influência geral que exercem na interacção com os alunos, da promoção de oportunidades de exploração vocacional e da cooperação com outros intervenientes, e dos profissionais de orientação através da intervenção directa junto dos alunos, da intervenção indirecta, nomeadamente na cooperação com outros intervenientes, e na promoção de oportunidades de exploração vocacional. Retiram-se implicações para a prática e investigação na Psicologia Vocacional.
TipoPoster em conferência
DescriçãoEste estudo integra um projecto de doutoramento em Psicologia Vocacional sobre o tema do Papel dos Pais, Professores, Profissionais de Orientação e Alunos, no Desenvolvimento Vocacional de Jovens
URIhttps://hdl.handle.net/1822/11026
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIPsi - Comunicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ConfVoc2010_Poster_Carvalho-Taveira.pdfPoster212,51 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID