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TítuloAnálise comparativa dos aspectos alimentares em manuais escolares de 16 países
Autor(es)Gonçalves, Artur
Jesus, António C.
Carvalho, Graça Simões de
Palavras-chaveAlimentação
Nutrição
Hábitos alimentares
Manuais escolares
Data2010
EditoraUniversidade da Beira Interior. Departamento de Psicologia e Educação
Citação"Psicologia e Educação." ISSN 1645-6084. 9:nº especial (2010) 120.
Resumo(s)“Com o garfo cavarás a tua sepultura”. Os estudos epidemiológicos e o quadro de doenças associadas aos aspectos alimentares e nutricionais confirmam na actualidade velho aforismo de Hipócrates (Robert,1980). Assim, a escola como elemento principal da homogeneização do saber e o manual escolar como instrumento didáctico que espelha as políticas educativas e os interesses da sociedade a que se destinam, tem um papel determinante na prevenção e combate aos problemas de foro alimentar bem como na construção de padrões alimentares saudáveis. Neste âmbito, procedeu-se a uma análise comparativa da informação veiculada pelos manuais escolares de 16 países envolvidos no projecto Europeu BIOHEAD-CITIZEN, os quais, na sua generalidade, espelham os conceitos e as ideias dos programas nacionais no âmbito da Educação para a Saúde (Gonçalves, 2008). Os países envolvidos neste projecto diferem pela sua distribuição geográfica e pelo seu desenvolvimento histórico, político e sócio-cultural, sendo 12 países Europeus (Alemanha, Chipre, Estónia, Finlândia, França, Hungria, Itália, Lituânia, Malta, Polónia, Portugal e Roménia), 3 Africanos (Marrocos, Moçambique e Senegal) e um do Próximo Oriente (Líbano). Os resultados, no conjunto dos 16 países, mostram que existem contextos culturais e políticas educativas diferenciadas na abordagem aos aspectos alimentares e da nutrição bem como às problemáticas a eles associadas. Sobressai ainda a importância de serem implementadas políticas activas da Promoção e Educação para a Saúde na área da alimentação e da nutrição, as quais potenciem a organização de acções de formação em “Educação para a Saúde” destinadas à comunidade escolar, aos encarregados de educação e à população em geral.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/11838
ISSN1645-6084
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)
CIEC - Textos em atas
DCILM - Revistas

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