Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/19863
Título: | Bullying escolar: descrição de um projeto de intervenção |
Autor(es): | Farenzena, Rosana Costa, Paulo Jorge Freitas da Silva e Pereira, Vânia Pereira, Beatriz Oliveira |
Palavras-chave: | Bullying escolar Diagnóstico Intervenção Prevenção Redução |
Data: | 2012 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) |
Resumo(s): | A complexidade do fenômeno denominado como bullying escolar, demanda esforços coletivos de investigação e de intervenção. Diante do desafio de um trabalho em rede, frente a problemática, que articule funções e competências das instituições acadêmicas e escolares, bem como da gestão pública municipal, há que se objetivar patamares de compreensão distanciados dos estereótipos midiáticos e do senso comum. O caráter contextual e multifatorial do bullying determina a inadequação de quaisquer generalizações, assim como de ações isoladas. Para superar a lógica do trabalho fragmentado e inócuo, foi estabelecida uma parceria entre a autarquia do Concelho de Vila Nova de Famalicão e a Universidade do Minho. Diagnosticar em profundidade as relações entre pares nas escolas de dois agrupamentos aderentes ao Programa Teipe; assegurá-las como lócus da formação docente contínua, estreitar laços com as famílias, a partir da clarificação e complementaridade de funções educacionais e, fomentar o desenvolvimento autônomo de programas de educação para o convívio social, é em síntese a base deste projeto. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/19863 |
ISBN: | 978-972-8952-20-4 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Bullying Escolar, descrição de um projeto de intervenção..pdf | 5,57 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |