Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/21125
Título: | Contribuição da avaliação do processamento auditivo na investigação das dificuldades de aprendizagem |
Autor(es): | Nunes, Cristiane Lima Pereira, Liliane Desgualdo Carvalho, Graça Simões de |
Palavras-chave: | Processamento auditivo Testes auditivos |
Data: | Jun-2012 |
Editora: | Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
Resumo(s): | O processamento auditivo central está relacionado com a capacidade do indivíduo analisar e interpretar os eventos acústicos recebidos pelo sistema auditivo, os quais estão intrinsecamente relacionados com o desenvolvimento da linguagem e da aprendizagem. Neste estudo aplicámos oito testes de avaliação do processamento auditivo (PA) em crianças dos 10 aos 13 anos e comparámos os resultados com o desempenho académico é linguístico. A amostra foi constituída por 51 crianças organizadas em 4 grupos: com bom desempenho académico ou com fraco desempenho académico; e com presença ou com ausência de perturbação da comunicação. A análise estatística mostrou que dois dos testes aplicados (teste MSV e teste PD) discriminam significativamente o perfil académico, e que crianças com fraco desempenho académico e com perturbação da comunicação apresentam mais dificuldade em testes que envolvem a atenção seletiva, tais como o teste Fala com Ruído e Dicótico de Dígitos. A tarefa de resolução temporal, observada pela aplicação do teste GIN, foi a que melhor se associou a crianças sem dificuldade académica e de comunicação. Os resultados mostram a existência de correlação entre o desempenho académico e a dificuldade de analisar os sons recebidos, o que evidência a relevância da avaliação das vias auditivas em crianças com baixo desempenho académico, e a relação entre perturbação da comunicação e a perturbação do processamento auditivo. Crianças com dificuldades académicas revelam dificuldades na ordenação temporal e portanto o uso de testes de processamento temporal são fundamentais em crianças com dificuldades académicas. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/21125 |
ISBN: | 978-989-8384-15-7 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Nunes_ColoqInternPsiEucac.pdf | Artigo | 144,32 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |