Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/24179

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLopes, João A.-
dc.contributor.authorSantos, Miguel-
dc.date.accessioned2013-05-24T13:23:58Z-
dc.date.available2013-05-24T13:23:58Z-
dc.date.issued2013-01-
dc.identifier.issn1136-1034por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/24179-
dc.description.abstractTeachers’ beliefs and teachers’ practices tend to fit together. However exceptions seem to be significant. This study, carried out with primary teachers (N = 279), explores the relation of teachers’ classroom management beliefs to teachers’ classroom goals and teachers’ practices. A cluster analysis identified three distinct teaching beliefs’ profiles: teacher-centered, student-centered and ambivalent/inconsistent. Clusters somehow overlap in the teaching goals they most value but some striking differences are also apparent. Classroom reported practices clearly differentiate clusters. Somehow surprisingly almost a quarter of participants are ambivalent/inconsistent. For these teachers the mismatch between teaching beliefs, teaching goals and classroom practices seems to elicit some puzzling behaviors (e. g. “humiliating students in classroom that show inappropriate behaviors”) that deserve further research.por
dc.description.abstractAs crenças e práticas dos professores tendem a ser congruentes. Contudo, existem excepções significativas. Este estudo, realizado com professores do ensino primário, explora a relação entre crenças dos professores acerca da gestão de sala de aula e objectivos e práticas dos professores em sala de aula. Uma análise de clusters permitiu-nos identificar três perfis distintos de ensino: centrado no professor, centrado no aluno e ambivalente/inconsistente_ Verifica-se alguma sobreposição nos objectivos de ensino mais valorizados por cada um dos grupos mas existem igualmente diferenças marcantes, sendo surpreendente que quase um quarto dos participantes seja ambivalente/inconsistente. Este desencontro entre crenças de ensino, objectivos de ensino e práticas de sala de aula parece elicitar alguns comportamentos perturbantes nos nossos participantes (e. g. «humilhar os alunos que se comportam mal na sala de aula››) que merecem ser mais extensivamente investigados.por
dc.language.isoengpor
dc.publisherEscuela Univ Magisteriopor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectteachers’ beliefspor
dc.subjectinstructionpor
dc.subjectclassroom managementpor
dc.subjectclassroom disruptionpor
dc.subjectteaching stylespor
dc.subjectcrenças dos professorespor
dc.subjectinstruçãopor
dc.subjectgestão de sala de aulapor
dc.subjectperturbação da aulapor
dc.subjectestilos de ensinopor
dc.titleTeachers’ beliefs, teachers’ goals and teachers’ classroom management : a study with primary teacherspor
dc.title.alternativeCrenças, objectivos e gestão de sala de aula : um estudo com professores do Ensino Primériopor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://dx.doi.org/10.1387/RevPsicodidact.4615-
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage5por
oaire.citationEndPage24por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationTitleRevista de Psicodidácticapor
oaire.citationVolume18por
dc.identifier.eissn2254-4372-
dc.identifier.doi10.1387/RevPsicodidact.4615por
dc.subject.wosSocial Sciencespor
sdum.journalRevista de Psicodidácticapor
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Teachers’ Beliefs.pdf18,94 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID