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TítuloTeachers’ beliefs, teachers’ goals and teachers’ classroom management : a study with primary teachers
Outro(s) título(s)Crenças, objectivos e gestão de sala de aula : um estudo com professores do Ensino Primério
Autor(es)Lopes, João A.
Santos, Miguel
Palavras-chaveteachers’ beliefs
instruction
classroom management
classroom disruption
teaching styles
crenças dos professores
instrução
gestão de sala de aula
perturbação da aula
estilos de ensino
DataJan-2013
EditoraEscuela Univ Magisterio
RevistaRevista de Psicodidáctica
Resumo(s)Teachers’ beliefs and teachers’ practices tend to fit together. However exceptions seem to be significant. This study, carried out with primary teachers (N = 279), explores the relation of teachers’ classroom management beliefs to teachers’ classroom goals and teachers’ practices. A cluster analysis identified three distinct teaching beliefs’ profiles: teacher-centered, student-centered and ambivalent/inconsistent. Clusters somehow overlap in the teaching goals they most value but some striking differences are also apparent. Classroom reported practices clearly differentiate clusters. Somehow surprisingly almost a quarter of participants are ambivalent/inconsistent. For these teachers the mismatch between teaching beliefs, teaching goals and classroom practices seems to elicit some puzzling behaviors (e. g. “humiliating students in classroom that show inappropriate behaviors”) that deserve further research.
As crenças e práticas dos professores tendem a ser congruentes. Contudo, existem excepções significativas. Este estudo, realizado com professores do ensino primário, explora a relação entre crenças dos professores acerca da gestão de sala de aula e objectivos e práticas dos professores em sala de aula. Uma análise de clusters permitiu-nos identificar três perfis distintos de ensino: centrado no professor, centrado no aluno e ambivalente/inconsistente_ Verifica-se alguma sobreposição nos objectivos de ensino mais valorizados por cada um dos grupos mas existem igualmente diferenças marcantes, sendo surpreendente que quase um quarto dos participantes seja ambivalente/inconsistente. Este desencontro entre crenças de ensino, objectivos de ensino e práticas de sala de aula parece elicitar alguns comportamentos perturbantes nos nossos participantes (e. g. «humilhar os alunos que se comportam mal na sala de aula››) que merecem ser mais extensivamente investigados.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/24179
DOI10.1387/RevPsicodidact.4615
ISSN1136-1034
e-ISSN2254-4372
Versão da editorahttp://dx.doi.org/10.1387/RevPsicodidact.4615
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

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