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https://hdl.handle.net/1822/29477
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Macedo, Ermelinda | - |
dc.contributor.author | Macedo, João Carlos Gama Martins | - |
dc.contributor.author | Cainé, João | - |
dc.contributor.author | Novais, Rui Manuel Freitas | - |
dc.date.accessioned | 2014-07-01T15:11:37Z | - |
dc.date.available | 2014-07-01T15:11:37Z | - |
dc.date.issued | 2014-03 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/29477 | - |
dc.description.abstract | Introdução: Em contexto escolar a promoção e a educação para a saúde consiste em criar condições às crianças, adolescentes e jovens, para valorizarem e atribuírem significado a conhecimentos, atitudes e valores que os ajudem a fazer opções tomando decisões adequadas à sua saúde. Estudos nacionais e internacionais revelam que os estudantes observam e relatam frequentemente experiências de bullying nas escolas. Tendo em atenção as suas consequências nefastas e a sua prevalência, justifica-se a preocupação dos agentes educativos em percebê-los e minimizá-los. Objetivos: Caracterizar o bullying num grupo de estudantes que frequentam um Agrupamento Vertical de Escolas do Norte de Portugal (AVENP); 2)Avaliar um programa de intervenção baseado no fenómeno do bullying. Metodologia: Recorrendo a uma amostra aleatória e estratificada por anos de escolaridade e através do questionário “Diagnóstico do Bullying na Escola” da Direção Geral da Saúde, foi efetuada uma avaliação diagnóstica (1º momento: n=313) e, posteriormente, implementado um programa de intervenção designado por “Nós e os Outros”, envolvendo toda a comunidade educativa. No final, foi efetuada nova avaliação (2º momento: n=298). Resultados: A dimensão do bullying encontrada é concordante com os resultados da literatura, diminuindo de 14.6% para 10.7% dos estudantes que referem já terem sido vítimas nos últimos dois meses. Relativamente aos bully-provocadores, os resultados evidenciaram diferenças marginais na intensidade do fenómeno, revelando uma diminuição dos comportamentos de agressividade verbal entre os dois momentos (Z= -1.808, p= .071). Conclusões: Considera-se pertinente que este tema conste do programa educativo deste AVENP e, provavelmente, de outros contextos educativos. O bullying tem características mutáveis e a escola tem o papel de o monitorizar, numa perspetiva longitudinal para favorecer a modificação de comportamentos. O programa implementado neste contexto teve implicações na promoção de práticas pedagógicas que fortalecem a saúde mental dos estudantes e, consequentemente, que diminuem os níveis de violência escolar. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Violência escolar | por |
dc.subject | Prática de prevenção | por |
dc.subject | Prática de intervênção | por |
dc.title | Uma prática de sensibilização e intervenção na área da violência escolar | por |
dc.type | conferenceAbstract | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationConferenceDate | 27 - 28 fev. 2014 | por |
sdum.event.type | congress | por |
oaire.citationStartPage | 48 | por |
oaire.citationEndPage | 48 | por |
oaire.citationConferencePlace | Escola Superior de Enfermagem de Coimbra | por |
oaire.citationTitle | 1º Congresso Internacional de Literacia em Saúde Mental | por |
oaire.citationTitle | Referência : revista de educação e formação em enfermagem | - |
oaire.citationVolume | 3ª série, nº 4 (2014) supl. | - |
sdum.conferencePublication | 1º Congresso Internacional de Literacia em Saúde Mental | por |
Aparece nas coleções: | ESE-CIE - Livros de atas / Papers in conference proceedings |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Suplemento_nº_11_-_2013.pdf | Abstract comunicação 1ºCLSM | 1,41 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |