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https://hdl.handle.net/1822/29477
Título: | Uma prática de sensibilização e intervenção na área da violência escolar |
Autor(es): | Macedo, Ermelinda Macedo, João Carlos Gama Martins Cainé, João Novais, Rui Manuel Freitas |
Palavras-chave: | Violência escolar Prática de prevenção Prática de intervênção |
Data: | Mar-2014 |
Editora: | Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) |
Resumo(s): | Introdução: Em contexto escolar a promoção e a educação para a saúde consiste em criar condições às crianças, adolescentes e jovens, para valorizarem e atribuírem significado a conhecimentos, atitudes e valores que os ajudem a fazer opções tomando decisões adequadas à sua saúde. Estudos nacionais e internacionais revelam que os estudantes observam e relatam frequentemente experiências de bullying nas escolas. Tendo em atenção as suas consequências nefastas e a sua prevalência, justifica-se a preocupação dos agentes educativos em percebê-los e minimizá-los. Objetivos: Caracterizar o bullying num grupo de estudantes que frequentam um Agrupamento Vertical de Escolas do Norte de Portugal (AVENP); 2)Avaliar um programa de intervenção baseado no fenómeno do bullying. Metodologia: Recorrendo a uma amostra aleatória e estratificada por anos de escolaridade e através do questionário “Diagnóstico do Bullying na Escola” da Direção Geral da Saúde, foi efetuada uma avaliação diagnóstica (1º momento: n=313) e, posteriormente, implementado um programa de intervenção designado por “Nós e os Outros”, envolvendo toda a comunidade educativa. No final, foi efetuada nova avaliação (2º momento: n=298). Resultados: A dimensão do bullying encontrada é concordante com os resultados da literatura, diminuindo de 14.6% para 10.7% dos estudantes que referem já terem sido vítimas nos últimos dois meses. Relativamente aos bully-provocadores, os resultados evidenciaram diferenças marginais na intensidade do fenómeno, revelando uma diminuição dos comportamentos de agressividade verbal entre os dois momentos (Z= -1.808, p= .071). Conclusões: Considera-se pertinente que este tema conste do programa educativo deste AVENP e, provavelmente, de outros contextos educativos. O bullying tem características mutáveis e a escola tem o papel de o monitorizar, numa perspetiva longitudinal para favorecer a modificação de comportamentos. O programa implementado neste contexto teve implicações na promoção de práticas pedagógicas que fortalecem a saúde mental dos estudantes e, consequentemente, que diminuem os níveis de violência escolar. |
Tipo: | Resumo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/29477 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | ESE-CIE - Livros de atas / Papers in conference proceedings |
Ficheiros deste registo:
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Suplemento_nº_11_-_2013.pdf | Abstract comunicação 1ºCLSM | 1,41 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |