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https://hdl.handle.net/1822/39133
Título: | Inteligência como dispositivo de poder |
Outro(s) título(s): | Intelligence as a power device L’intelligence comme dispositif de pouvoir |
Autor(es): | Saavedra, Luísa |
Palavras-chave: | Classe social Discurso Esforço Inteligência Social class Discourse Effort Intelligence Classe sociale Discours Effort Intelligence |
Data: | Mai-2015 |
Editora: | Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
Revista: | Educação & Sociedade |
Resumo(s): | O objetivo do presente estudo, é compreender a inscrição
individual e social de discursos usados por alunas, em diferentes
posições de classe social, para explicar os seus sucessos académicos.
Foram entrevistadas 19 alunas portuguesas do 11º ano de escolaridade
provenientes das classes trabalhadora e alta, com elevado rendimento
académico. A Análise Foucaudiana do Discurso aponta para a importância
da posição de classe na construção dos sujeitos relativamente à sua
conceção de inteligência e ao sucesso escolar. A inteligência funciona
assim como um dispositivo de poder que regula as relações entre sujeitos
de diferentes classes sociais. The objective of the present study is to understand the individual and social inscription of discourses used by students from different social class positions to explain their academic achievement. Nineteen portuguese students, from the 11th grade, with high academic performance and from the working class and upper class, in northern Portugal, were interviewed. Foucauldian Discourse Analysis points to the importance of class position in the construction of the subjects with respect to their concept of intelligence and academic success. Intelligence works as a power device that regulates the relations among subjects of different social classes. L’objectif de cette étude est de comprendre l’inscription individuelle et sociale des discours utilisés par les apprenantes dans différentes positions de classe sociale, pour expliquer leurs succès académiques. Dix-neuf apprenantes portugaises de la 11ème année de scolarité dotées d’un bon rendement scolaire issues des classes ouvrières et moyennes supérieures ont été interviewées. L’Analyse Foucaldienne du Discours souligne l’importance de la position de classe dans la construction des sujets concernant leur conception de l’intelligence et de la réussite scolaire. L’intelligence fonctionne aussi bien en tant que dispositif de pouvoir qui régit les relations entre les individus de différentes classes sociales. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/39133 |
DOI: | 10.1590/ES0101-73302015111423 |
ISSN: | 0101-7330 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIPsi - Artigos (Papers) |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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