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TítuloInteligência como dispositivo de poder
Outro(s) título(s)Intelligence as a power device
L’intelligence comme dispositif de pouvoir
Autor(es)Saavedra, Luísa
Palavras-chaveClasse social
Discurso
Esforço
Inteligência
Social class
Discourse
Effort
Intelligence
Classe sociale
Discours
Effort
Intelligence
DataMai-2015
EditoraCentro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
RevistaEducação & Sociedade
Resumo(s)O objetivo do presente estudo, é compreender a inscrição individual e social de discursos usados por alunas, em diferentes posições de classe social, para explicar os seus sucessos académicos. Foram entrevistadas 19 alunas portuguesas do 11º ano de escolaridade provenientes das classes trabalhadora e alta, com elevado rendimento académico. A Análise Foucaudiana do Discurso aponta para a importância da posição de classe na construção dos sujeitos relativamente à sua conceção de inteligência e ao sucesso escolar. A inteligência funciona assim como um dispositivo de poder que regula as relações entre sujeitos de diferentes classes sociais.
The objective of the present study is to understand the individual and social inscription of discourses used by students from different social class positions to explain their academic achievement. Nineteen portuguese students, from the 11th grade, with high academic performance and from the working class and upper class, in northern Portugal, were interviewed. Foucauldian Discourse Analysis points to the importance of class position in the construction of the subjects with respect to their concept of intelligence and academic success. Intelligence works as a power device that regulates the relations among subjects of different social classes.
L’objectif de cette étude est de comprendre l’inscription individuelle et sociale des discours utilisés par les apprenantes dans différentes positions de classe sociale, pour expliquer leurs succès académiques. Dix-neuf apprenantes portugaises de la 11ème année de scolarité dotées d’un bon rendement scolaire issues des classes ouvrières et moyennes supérieures ont été interviewées. L’Analyse Foucaldienne du Discours souligne l’importance de la position de classe dans la construction des sujets concernant leur conception de l’intelligence et de la réussite scolaire. L’intelligence fonctionne aussi bien en tant que dispositif de pouvoir qui régit les relations entre les individus de différentes classes sociales.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/39133
DOI10.1590/ES0101-73302015111423
ISSN0101-7330
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

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