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https://hdl.handle.net/1822/46823
Título: | A influência da Avaliação Externa no desenvolvimento de projetos nas escolas: perspetivas dos atores no terreno |
Autor(es): | Moreira, Cláudia Morgado, José Carlos |
Palavras-chave: | Avaliação Escolas Projectos Educação para a saúde Avaliação externa das escolas |
Data: | Mai-2015 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
Citação: | MOREIRA, C. & MORGADO, J. C. (2015). A influência da Avaliação Externa no desenvolvimento de projetos nas escolas: perspetivas dos atores no terreno. In José A. Pacheco, Joana Sousa & Natália Costa (Org.), Seminário Internacional sobre Avaliação Externa de Escolas. Volume de Atas (pp. 124-130). Braga: Centro de Investigação em Educação (CIEd), Universidade do Minho. |
Resumo(s): | O texto que a seguir se apresenta insere-se num projeto de investigação mais amplo, ao longo do qual pretendemos averiguar qual o impacto da Avaliação Externa das Escolas no desenvolvimento de Projetos de Educação para a Saúde. Os resultados até agora obtidos permitiram-nos constatar que, do 1.° para o 2.° ciclo de Avaliação Externa, foram feitas menos referências aos projetos desenvolvidos pelas escolas em função do seu público-alvo, em particular aos projetos relacionados com a promoção da saúde em meio escolar. Constatámos, ainda, que se enaltecem as referências aos projetos e/ou iniciativas que visem o combate ao insucesso escolar, ao abandono escolar e à indisciplina na escola. Não nos surpreende, por isso, que os planos de melhoria das escolas/agrupamentos consignem uma preferência substantiva a estes aspetos, uma vez que, para além de serem os assuntos que as equipas inspetivas mais valorizaram, serão, certamente, objeto de análise em futuras avaliações. Perante estes factos, podemos inferir que o desenvolvimento de Projetos de Educação para a Saúde nas escolas têm resultado mais de uma imposição normativa do que de uma resposta das escolas às necessidades do meio envolvente. Importa, por isso, tentar perceber se os atores no terreno, nomeadamente os diretores de agrupamento/escolas e os coordenadores da Educação para a Saúde, têm a mesma perceção que os investigadores, ou seja, se consideram que os Projetos de Educação para a Saúde que as escolas têm vindo a dinamizar resultam, essencialmente, de uma imposição normativa. Além disso, parece-nos pertinente averiguar se os atores sentem que o desenvolvimento destes projetos é valorizado pelas equipas inspetivas. Nesta ordem de ideias, procuramos ao longo desta comunicação responder à seguinte questão: Será que se os distintos atores escolares constatarem que o desenvolvimento de Projetos de Educação para a Saúde não é valorizado no processo de avaliação externa da escola a sua motivação/empenho será a mesma? Para o efeito, foram elaborados guiões de entrevista que após validação foram utilizados na realização de entrevistas semiestruturadas aos Diretores e Coordenadores da Educação para a Saúde de quatro escolas/agrupamentos distrito do Porto. Em termos metodológicos, procedemos a uma análise de conteúdo para analisar os depoimentos dos entrevistados. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/46823 |
ISBN: | 978-989-8525-42-0 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Influencia da AEE no desenvolvimento de Projetos (SIAEEENS).pdf | 184,82 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |