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https://hdl.handle.net/1822/47168
Título: | Currículo de formação inicial de professores: reflexões a partir do “Desenho Formativo” da UNIFAL-MG (Brasil) e UMINHO (Portugal) |
Autor(es): | Felício, Helena Maria dos Santos Silva, Carlos M. |
Palavras-chave: | Formação de professores Currículo Modelos formativos |
Data: | 2017 |
Citação: | Felício, Helena & Silva, Carlos (2017). Currículo de formação inicial de professores: reflexões a partir do “desenho formativo” da UNIFAL-MG (Brasil) e UMINHO (Portugal). In M. Flores, M. A. Moreira, L. Oliveira & D. Mesquita (Orgs.). Atas do II Colóquio - Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores (formação e[m] contexto de trabalho) (pp. 128-135). Braga: Universidade do Minho, Instituto de Educação / Centro de Investigação em Estudos da Criança. |
Resumo(s): | O texto tem por objetivo analisar o currículo de formação inicial de professores para Educação Básica, tomando a realidade da Universidade Federal de Alfenas (Brasil) e da Universidade do Minho (Portugal) como locus de análise. Defendendo uma perspetiva integrada da formação de professores, fazemos uma análise documental dos modelos formativos, à qual agregamos as nossas experiências, enquanto formadores, nesses contextos. Portanto, considerando os aspetos históricos da formação de professores nesses dois países; as singularidades das políticas públicas na formação de professores; as realidades distintas das duas universidades; evidenciamos que tais modelos traçados pelas duas instituições, mesmo em contraciclo, apresentam certas fragilidades comuns no que diz respeito à necessária relação entre componentes de formação, com a adoção de um projeto formativo integrado, subjacente num perfil profissional explicitado, bem como na relação com o contexto de atividade profissional, dificultando o desenvolvimento de um ideário formativo desejado. Assim, embora estas conexões na formação sejam objeto de inúmeras proposições, faz-se necessário continuarmos o debate em prol da reconstrução de currículos que sustentam os cursos de formação inicial de professores, de forma que possibilitem a profissionalização do professor, constituída pela integração de uma base sólida de conhecimentos e formas de ação, de relações significativas teoria-prática. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
Descrição: | Texto produzido a partir do Projeto “Formação de professores e trabalho docente na perspetiva de egressos: uma parceria de investigação entre UNIFAL-MG (Brasil) e UMINHO (Portugal)”, submetido no âmbito do edital n.º 01/2016, chamada universal MCTI/CNPq (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Brasil) e financiado com a referência 427048/2016-8 para o triénio 2017-2019 (R$25.000,00). |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/47168 |
ISBN: | 978-972-8952-44-0 |
Versão da editora: | https://goo.gl/G7E6zN |
Arbitragem científica: | no |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Atas_Desafios_Curriculares_2017_HFelicio_&_CSilva_pp128-135_&capa.pdf | 721,12 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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