Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/48286

TítuloSaberes circenses: a arte na educação física
Autor(es)Silveira, José Francisco Baroni
Cunha, António Camilo
Palavras-chaveSaberes docentes
Educação crítico emancipatória
Artes circenses
Educação física
DataNov-2017
CitaçãoSilveira, J.F.B. & Cunha, A.C.T.N. (2017). Saberes Circenses: a arte na Educação Física. Atas do XIX ENPOS – Encontro de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas.
Resumo(s)O objetivo deste estudo foi compreender como os saberes circenses podem se constituir, a partir da práxis docente, em conteúdos potencializadores de uma educação critico-emancipatória. A pesquisa se realizou a partir de um estudo qualitativo que utilizou como instrumentos um questionários aplicado a 24 professores para levantar aqueles que desenvolviam o conteúdo arte circense e a entrevistas aplicada três professores que desenvolviam o conteúdo atividades circenses. Foi possível destacar na fala dos professores que os movimentos expressivos e artísticos possibilitam educação e valorização do humano, da sensibilidade e subjetivação, além disso estimulam o sentido de cooperação e solidariedade. Concluímos que os professes se interessam por conteúdos inovadores, que valorizam as possibilidades de experimentação, vivencias, a criatividade e a não padronização dos gestos. Por fim esta pesquisa contribuiu para compreensão dos saberes circenses como potencializadores de uma educação critico emancipatória.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/48286
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Saberes Circenses Silveira e Cunha.pdf353,86 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID