Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/48286
Título: | Saberes circenses: a arte na educação física |
Autor(es): | Silveira, José Francisco Baroni Cunha, António Camilo |
Palavras-chave: | Saberes docentes Educação crítico emancipatória Artes circenses Educação física |
Data: | Nov-2017 |
Citação: | Silveira, J.F.B. & Cunha, A.C.T.N. (2017). Saberes Circenses: a arte na Educação Física. Atas do XIX ENPOS – Encontro de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas. |
Resumo(s): | O objetivo deste estudo foi compreender como os saberes circenses podem se constituir, a partir da práxis docente, em conteúdos potencializadores de uma educação critico-emancipatória. A pesquisa se realizou a partir de um estudo qualitativo que utilizou como instrumentos um questionários aplicado a 24 professores para levantar aqueles que desenvolviam o conteúdo arte circense e a entrevistas aplicada três professores que desenvolviam o conteúdo atividades circenses. Foi possível destacar na fala dos professores que os movimentos expressivos e artísticos possibilitam educação e valorização do humano, da sensibilidade e subjetivação, além disso estimulam o sentido de cooperação e solidariedade. Concluímos que os professes se interessam por conteúdos inovadores, que valorizam as possibilidades de experimentação, vivencias, a criatividade e a não padronização dos gestos. Por fim esta pesquisa contribuiu para compreensão dos saberes circenses como potencializadores de uma educação critico emancipatória. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/48286 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Saberes Circenses Silveira e Cunha.pdf | 353,86 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |