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TítuloA modelação de tráfego a partir de contagens para avaliar o nível de eficiência da mobilidade
Autor(es)Gonçalves, Luís A. P. J.
Ribeiro, Paulo
Palavras-chaveGuimarães
Modelo macroscópico
Visum
DataNov-2017
CitaçãoGonçalves L. A. P. J., Ribeiro P. J. G. A modelação de tráfego a partir de contagens para avaliar o nível de eficiência da mobilidade, II Encontro Nacional Sobre Reabilitação Urbana e Construção Sustentável: do edifício para a escala urbana, pp. 289-298, 978-989-96543-9-6, 2017
Resumo(s)Os modelos de tráfego são uma importante ferramenta de planeamento de redes viárias, com o objetivo de melhorar o seu desempenho em termos de circulação e segurança de todos os seus utilizadores, ou seja, para encontrar soluções de mobilidade cada vez mais eficiente e devidamente planeada. Este aspeto reveste-se de maior importância quando é necessário entender a forma como se processa a circulação de algumas áreas urbanas que apresentam problemas de congestionamento, ou se pretende, simplesmente, avaliar o fecho ou abertura de novos eixos rodoviários. Neste artigo pretende-se estudar e caraterizar a circulação automóvel de uma área urbana tendo por base apenas dados de contagens de tráfego rodoviário estratificadas, isto é, sem o conhecimento da matriz Origem-Destino entre as diferentes zonas da área em análise e discutir as dificuldades, fragilidades, bem as vantagens da utilização dessa informação para a modelação de cenários hipotéticos de mobilidade. Deste modo será apresentado um modelo de tráfego assente nos quatro passos do clássico processo de modelação de transportes, sendo utilizado para esse efeito o software PTV Visum 15, que permitirá avaliar o desempenho da rede viária em estudo. Neste âmbito será apresentado e caracterizado o procedimento de cálculo, calibração e validação do modelo de afetação de tráfego encontrado para rede e discutidos os respetivos resultados referentes a um estudo de caso para a rede viária distribuidora da cidade de Guimarães, com o objetivo de desenvolver, avaliar e discutir os resultados do modelo dessa rede associada ao modo de transporte individual. Por último, serão alvo de análise os resultados da matriz Origem-Destino gerada pelo software utilizando o processo de equilíbrio dinâmico no processo de afetação e geração e convergência dos valores dessas matrizes, para a hora de ponta da manhã.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/49246
ISBN978-989-96543-9-6
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:C-TAC - Comunicações a Conferências Nacionais

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